top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE.jpg
pub site.png
LOGO.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
pub site.png

Congresso Internacional traz ao Teatro-Cinema de Fafe três dezenas de investigadores sobre Casas Sen


Acontece, de 6 a 8 de junho de 2018, em Fafe, o V Colóquio Internacional – A Casa Senhorial: anatomia dos interiores, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB/Minc, Rio de Janeiro), a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e o Museu das Migrações e das Comunidades/Câmara Municipal de Fafe, com o apoio do Grupo de Pesquisa Casas senhoriais e seus interiores: estudos luso-brasileiros em arte, memória e património. O evento é o desdobramento do projeto “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia dos interiores”, realizado a partir de 2011, dedicado ao estudo da casa de morada da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspectos dos seus interiores. Inicialmente voltado para duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro, Lisboa e Rio de Janeiro, o projeto hoje ampliou a sua abrangência para Portugal, Brasil e Goa. O colóquio é uma reunião científica de investigadores, aberta à participação de estudiosos de todo mundo, para compartilhar e confrontar resultados de estudos acerca das casas senhoriais, desde o século XVII ao início do XX, com foco em quatro linhas de investigação: I. Proprietários, construtores e artífices. Vivências e rituais; II. Identificação das estruturas e dos programas distributivos e o estudo de nomenclaturas funcionais e simbólicas de cada espaço; III. A ornamentação fixa: azulejos, tectos, talhas, pinturas, estuques, têxteis, pavimentos, chaminés/lareiras, janelas, portas, pára-ventos e outros bens integrados; IV. O equipamento móvel nas suas funções específicas e suas relações com o espaço; o conjunto e as circulações das peças; a atmosfera do lugar.

O evento foi iniciado em 2014, em Lisboa, seguido de eventos no Rio de Janeiro, no Porto e em Pelotas (Brasil). Agora, em 2018, em Fafe, estarão reunidos cerca de trinta investigadores ligados a universidades e centros de invetigação para apresentação de comunicações científicas.

O evento será completado por visitas técnicas e apresentação e lançamentos de livros dos autores participantes.

A sessão de abertura decorre pelas 9h00 da manhã desta quarta-feira, 6 de Junho, com a presença do Presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha e da Comissão Organizadora.

O Congresso realiza-se ao longo dos três dia, com sessões entre as 9h00 e as 18h00, com intervalo para almoço.

Na quarta-feira, ao final da tarde (18h00), actua a Tuna da Universidade Sénior, para os participantes no Congresso, e para os que queiram assistir.

A entrada é livre para quem o pretender.



Posts recentes

Ver tudo

A vila de Arões S. Romão já tem um núcleo da Fraternidade Nuno Álvares, FNA, movimento ligado aos escuteiros. A cerimónia de apresentação aconteceu no passado dia 19 de novembro, no final da eucaristi

bottom of page