leclerc.jpg
municipio frafe 08.2018.png
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
iesfafe-01.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
Image1.jpg
LOGO JORGE PINHEIRO SITE.jpg
  • Redação

Congresso Internacional traz ao Teatro-Cinema de Fafe três dezenas de investigadores sobre Casas Sen


Acontece, de 6 a 8 de junho de 2018, em Fafe, o V Colóquio Internacional – A Casa Senhorial: anatomia dos interiores, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB/Minc, Rio de Janeiro), a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e o Museu das Migrações e das Comunidades/Câmara Municipal de Fafe, com o apoio do Grupo de Pesquisa Casas senhoriais e seus interiores: estudos luso-brasileiros em arte, memória e património. O evento é o desdobramento do projeto “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia dos interiores”, realizado a partir de 2011, dedicado ao estudo da casa de morada da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspectos dos seus interiores. Inicialmente voltado para duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro, Lisboa e Rio de Janeiro, o projeto hoje ampliou a sua abrangência para Portugal, Brasil e Goa. O colóquio é uma reunião científica de investigadores, aberta à participação de estudiosos de todo mundo, para compartilhar e confrontar resultados de estudos acerca das casas senhoriais, desde o século XVII ao início do XX, com foco em quatro linhas de investigação: I. Proprietários, construtores e artífices. Vivências e rituais; II. Identificação das estruturas e dos programas distributivos e o estudo de nomenclaturas funcionais e simbólicas de cada espaço; III. A ornamentação fixa: azulejos, tectos, talhas, pinturas, estuques, têxteis, pavimentos, chaminés/lareiras, janelas, portas, pára-ventos e outros bens integrados; IV. O equipamento móvel nas suas funções específicas e suas relações com o espaço; o conjunto e as circulações das peças; a atmosfera do lugar.

O evento foi iniciado em 2014, em Lisboa, seguido de eventos no Rio de Janeiro, no Porto e em Pelotas (Brasil). Agora, em 2018, em Fafe, estarão reunidos cerca de trinta investigadores ligados a universidades e centros de invetigação para apresentação de comunicações científicas.

O evento será completado por visitas técnicas e apresentação e lançamentos de livros dos autores participantes.

A sessão de abertura decorre pelas 9h00 da manhã desta quarta-feira, 6 de Junho, com a presença do Presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha e da Comissão Organizadora.

O Congresso realiza-se ao longo dos três dia, com sessões entre as 9h00 e as 18h00, com intervalo para almoço.

Na quarta-feira, ao final da tarde (18h00), actua a Tuna da Universidade Sénior, para os participantes no Congresso, e para os que queiram assistir.

A entrada é livre para quem o pretender.



Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2019