AD Fafe comemorou o seu 67º aniversário
- Armando César
- 30 de jun.
- 3 min de leitura
A AD Fafe comemorou no passado sábado os seus 67 anos de existência, o clube foi fundado, fruto da fusão entre o Futebol Clube de Fafe e o Sporting Clube de Fafe, no dia 28 de junho de 1958.

O clube assinalou a efeméride com um programa simples mas cheio de significado. No Estádio Municipal de Fafe houve hastear das bandeiras, tendo o momento sido marcado pela presença do sócio nº1, Adelino Cunha.
Nessa noite decorreu também uma gala, que desta vez aconteceu no auditório da escola Prof. Carlos Teixeira. O momento teve a presença do presidente da Câmara Municipal, Angtero Barbosa, da vereadora do desporto, Paula Nogueira, do representante da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vasco Pinho e do representante da Associação de Futebol de Braga (AFB), Pedro Gonçalves. Albano Soares, presidente do Conselho Geral do clube esteve presente, bem como Marta Rodrigues, presidente do Conselho Fiscal.
Nas intervenções que aconteceram o destaque vai para a confirmação que o campo nº2 vai dispor a breve prazo de um novo relvado artificial, conforme referiu Antero Barbosa, faltando somente questões burocráticas para que a obra avance. O presidente do município ressalvou a importância que o clube tem para o concelho e para o desporto nacional, confiando num futuro promissor, estando a câmara sempre disponível para apoiar na medida das suas possibilidades.

O presidente da direção, Manuel Marinho, não escondeu as dificuldades que tem encontrado em gerir o clube, ressalvando que continua com energia para fazer da AD Fafe um clube cada vez maior. O presidente agradeceu o trabalho dos seus colegas de direção que não têm tido mãos a medir. Manuel Pereira apelou ainda aos associados para que sejam pacientes, que continuem a apoiar, porque em união irão conseguir tornar a AD Fafe cada vez maior.

Eugénio Marinho, presidente da Assembleia Geral salientou a importância do apoio que ao longo dos anos todos os executivos municipais têm dado ao clube, sendo um suporte essencial para que o Fafe continue vivo e com ambição. Eugénio Marinho referiu também a necessidade de se manter uma boa relação entre o clube e a SAD, que esteve representada na sala por Derlei. Este tema também foi vincado na intervenção de Antero Barbosa, que reafirmou a atenção que lhe tem merecido este assunto.

Vasco Pinho, representante da FPF, parabenizou o clube, a sua história e a importância para a federação que têm estes clubes, a base do sucesso do futebol e do desporto em Portugal, tendo entregue uma camisola da seleção nacional, como forma de reconhecimento pela história dos 67 anos de existência do clube.

Pedro Gonçalves da AFB, ao mesmo tempo membro do conselho geral do clube, mostrou orgulho pela história do Fafe, endereçando os parabéns ao percurso e mostrando esperança numa AD Fafe cada vez maior. Pedro Gonçalves entregou também uma lembrança do organismo bracarense pela passagem do 67º aniversário.

Na gala foram agraciados os sócios que completaram 50 anos de filiação ao clube (sócios honorários):
-Amândio Palhares Duarte Silva
-Joaquim Martins Leite
-Gentil Martins Selas Antunes
-José Manuel Aguiar Gonçalves

Sócios com 25 anos de filiação (sócios de mérito)
-Diogo Gualter Carvalho Ribeiro

Sócios com 11 anos de filiação
-Enzo Fafe Lima Dias
-Luís Filipe Lopes de Carvalho
-António Ribeiro Gonçalves
-João Manuel Oliveira Vieira Mendes

Sócios com 5 anos de filiação:
-Rodrigo Domingues Silva
-Renato Sousa Silva
-Lara Daniela Gonçalves Vieira
-Maria João Guimarães Abreu
-Joaquim Paulo Lopes Teixeira
-João Valente Medon Vieira Mendes

A gala teve uma presença muito especial, o cantor fafense Bruno Fernandes, que cantou e encantou num noite em que se sopraram as velas do 67º aniversário da AD Fafe.

Fotografias: AD Fafe
Comments