top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE.jpg
pub site.png
LOGO.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
pub site.png

Arquivo Municipal recebe doação do jornal "Povo de Fafe"

A doação da coleção do jornal «Povo de Fafe», composta por documentos datados de 1958 até à atualidade, foi formalizada com a assinatura de um protocolo celebrado entre o doador e proprietário, Dr. Ribeiro Cardoso, e o Município de Fafe, representado pelo seu Presidente, Antero Barbosa.

A sessão realizou-se esta quinta feira no Arquivo Municipal de Fafe e antecedeu a inauguração da mostra documental alusiva a 80 anos de história do jornalismo local.

Fundado em 16 de março de 1940, o jornal «Povo de Fafe» já constava da coleção municipal (abrangendo o período entre 1969 e 1991). A doação agora formalizada permite alargar a coleção a partir de 1958 e até à atualidade, num total de 1710 números.

A coleção está organizada em três conjuntos – o primeiro, datado de 1958 a 2021, constituído por 54 livros e 12 maços; o segundo, datado de 1991 e 2012, constituído por 21 maços; e o terceiro constituído por entrega a título de depósito, até ao máximo de 10 exemplares de cada edição.

A equipa técnica do Arquivo Municipal de Fafe vai proceder à digitalização das coleções, tarefa considerada prioritária, atendendo à necessidade de retirar os originais em papel da consulta pública, devido à fragilidade do suporte.

A hemeroteca do Arquivo Municipal de Fafe está agora reforçada e prevê-se que muito brevemente esteja disponível para consulta, quer através do portal do Arquivo (já em fase de ultimação), quer presencialmente na sala de leitura.

A mostra documental estará patente ao público até abril, em horário alargado – segunda feira das 9h30 às 12h30, 14h00 às 18h30; terça a quinta feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, sexta feira das 9h30 às 12 horas e sábado das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

A entrada é livre.



Posts recentes

Ver tudo

A vila de Arões S. Romão já tem um núcleo da Fraternidade Nuno Álvares, FNA, movimento ligado aos escuteiros. A cerimónia de apresentação aconteceu no passado dia 19 de novembro, no final da eucaristi

bottom of page