top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
pub site.png
AF-FAFETV-2000X400-01.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
358076610_576253454714813_52943724004093
4MAT LOGO.jpg
WhatsApp Image 2024-06-26 at 11_edited.j

Bronca na Natação: Câmara emite comunicado e propõe que a atual piscina municipal fique para a AD Fafe

Conforme foi noticiado na FafeTv, nasceu uma nova coletividade em Fafe: a Natação Clube de Fafe, tendo como objetivo, segundo veicula a sua página oficial de Facebook, o impulsionamento da natação em Fafe.

O assunto do surgimento desta nova coletividade foi levado a reunião de câmara, primeiro por Rui Novais, vereador do PSD e depois pela presença de Jorge Fernandes, presidente da AD Fafe que falou no final da reunião. Também o ex-vereador do Município e ex-candidato à liderança do Fafe, Eugénio Marinho usou da palavra, bem como Filipe Marques e Norberto Filipe, que se manifestaram em relação ao tema.

As questões levantadas e dirigidas ao Município relacionaram-se com a forma como o assunto foi tratado e os problemas que daí advirão no futuro. Os tempos de utilização da piscina municipal cedidos à AD Fafe, são agora bastante mais reduzidos.

Eugénio Marinho levantou mesmo a questão dos estatutos da nova coletividade, que deviam ser alvo de uma análise detalhada, não devendo merecer a aprovação do município no que toca a apoios.

Entretanto o Município de Fafe emitiu um comunicado onde adverte que não pode intrometer-se na vida das coletividades, propondo ao mesmo tempo que a atual piscina municipal fique para a AD Fafe quando o novo complexo estiver construído:


COMUNICADO


A Câmara Municipal de Fafe foi interpelada, no passado dia 09 de setembro, no período “pós ordem do dia” da sua reunião ordinária, por um conjunto de cidadãos, relativamente ao procedimento de autorização para utilização da piscina municipal para a modalidade de natação.


Sobre o exposto, esclarece-se que:

1. O Município de Fafe respeita integralmente a autonomia de todas as associações com as quais se relaciona, estando coartadas todas as possibilidades de se imiscuir na vida interna de tais entidades.

2. Tem sido apanágio do atual executivo municipal apostar no estímulo do movimento

associativo, criando e melhorando instrumentos fundamentais à manutenção da atividade

associativa, donde se destaca a criação do portal do associativismo e a aprovação do

regulamento do associativismo, os quais permitiram a atribuição de apoios financeiros e

não financeiros às associações, de forma transparente.

3. O Município de Fafe continuará a respeitar e a garantir a utilização da piscina municipal pela Associação Desportiva de Fafe, bem como por outras instituições e associações que o requeiram e do público geral.

4. A atividade desenvolvida pela Associação Desportiva de Fafe (ADF) no desenvolvimento da modalidade da natação é reconhecida, pelo executivo municipal, como de insofismável relevância para o concelho, razão pela qual está disponível para entregar as instalações das atuais piscinas municipais àquela entidade, logo que esteja concluída a construção das novas piscinas e desde que a ADF o requeira.

5. Foi dada indicação ao Departamento de Obras Públicas para ultimar o projeto do novo

equipamento.

6. Sem prescindir, face às declarações proferidas pelos supra referidos cidadãos, que

apontavam para irregularidades no acesso às instalações municipais, o executivo municipal está a averiguar o sucedido, tendo em vista apurar a situação relatada.

Fafe, 11 de setembro, de 2024


O Presidente da Câmara Municipal




Comentarios


bottom of page