leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Redação

Câmara ajusta atividade da equipa UNIR à nova realidade.

O Município de Fafe renovou o protocolo com a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa para a realização de ações de acompanhamento e apoio aos seniores que frequentavam os Centros de Convívio nas diversas freguesias do concelho e que se encontram em situação de maior fragilidade.

Tendo em consideração o atual período de pandemia e perante o encerramento dos Centros de Convívio, houve necessidade de alterar o funcionamento das Unidades de Intervenção e Recursos junto dos seniores. Assim, a equipa UNIR readaptou-se e procedeu ao desenvolvimento de diversas atividades direcionadas aos seniores que frequentavam os centros de convívio, por forma a promover o envelhecimento ativo e participativo, indo de encontro ao seu bem-estar, prevenindo a solidão e o isolamento.

Desde março de 2020, a UNIR desenvolve novas atividades, assegurando o acompanhamento dos seus utentes em casa, através de visitas domiciliárias e acompanhamento psicossocial, com o objetivo de informar, prevenir, sensibilizar e consciencializar os utentes para as indicações da Direção-Geral de Saúde no combate à COVID-19.



Disponibiliza um serviço de apoio à realização de compras e medicamentos aos seniores impedidos de sair e sem retaguarda e promove, também, diversas atividades e desafios cognitivos online e vídeo chamadas com os utentes.

A Equipa UNIR distribui, sempre que necessário, bens alimentares através do Programa Família+Feliz, colmatando as carências alimentares que alguns utentes dos centros de convívio tenham.

O Presidente da Câmara, Raul Cunha, salientou a “importância deste projeto desenvolvido em parceria com a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, na implementação de diversas atividades de proximidade aos nossos seniores e na promoção de um envelhecimento saudável e ativo.

Com a celebração deste protocolo, pretendemos manter o acompanhamento e o apoio que era efetuado nos Centros de Convívio, agora adaptado à nova realidade e às atuais necessidades dos nossos seniores, desenvolvendo atividades diversificadas de combate à solidão e ao isolamento.”

Em 2020, a pandemia alterou a forma de trabalho da Equipa UNIR, contudo o acompanhamento aos nossos seniores foi sempre assegurado e mantém-se este ano, através de visitas domiciliárias que permitem que os nossos idosos não se sintam tão sozinhos e desamparados. As atividades foram readaptadas às plataformas digitais. As famílias onde se verificaram maiores dificuldades são acompanhadas através do Programa Família+Feliz, com a distribuição de bens alimentares” rematou.

Recorde-se que, atualmente, a UNIR acompanha os 305 utentes que estavam inscritos nos 15 Centros de Convívio de Idosos integrados neste protocolo, nomeadamente na freguesia de Arões S. Romão, Arões St. Cristina, Revelhe, Vinhós, Moreira de Rei e Várzea Cova, UF Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, Armil, Antime e Silvares S. Clemente, Fornelos, Quinchães, Ribeiros, Agrela e Serafão, Monte e Queimadela, Paços e Travassós.