leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Redação

Câmara ajusta atividade da equipa UNIR à nova realidade.

O Município de Fafe renovou o protocolo com a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa para a realização de ações de acompanhamento e apoio aos seniores que frequentavam os Centros de Convívio nas diversas freguesias do concelho e que se encontram em situação de maior fragilidade.

Tendo em consideração o atual período de pandemia e perante o encerramento dos Centros de Convívio, houve necessidade de alterar o funcionamento das Unidades de Intervenção e Recursos junto dos seniores. Assim, a equipa UNIR readaptou-se e procedeu ao desenvolvimento de diversas atividades direcionadas aos seniores que frequentavam os centros de convívio, por forma a promover o envelhecimento ativo e participativo, indo de encontro ao seu bem-estar, prevenindo a solidão e o isolamento.

Desde março de 2020, a UNIR desenvolve novas atividades, assegurando o acompanhamento dos seus utentes em casa, através de visitas domiciliárias e acompanhamento psicossocial, com o objetivo de informar, prevenir, sensibilizar e consciencializar os utentes para as indicações da Direção-Geral de Saúde no combate à COVID-19.



Disponibiliza um serviço de apoio à realização de compras e medicamentos aos seniores impedidos de sair e sem retaguarda e promove, também, diversas atividades e desafios cognitivos online e vídeo chamadas com os utentes.

A Equipa UNIR distribui, sempre que necessário, bens alimentares através do Programa Família+Feliz, colmatando as carências alimentares que alguns utentes dos centros de convívio tenham.

O Presidente da Câmara, Raul Cunha, salientou a “importância deste projeto desenvolvido em parceria com a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, na implementação de diversas atividades de proximidade aos nossos seniores e na promoção de um envelhecimento saudável e ativo.

Com a celebração deste protocolo, pretendemos manter o acompanhamento e o apoio que era efetuado nos Centros