leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Armando César

Câmara assegura aos Bombeiros a constituição da segunda Equipa de Intervenção Permanente

Na reunião do Executivo Municipal desta segunda-feira, dia 24 de janeiro, foi aprovado, por unanimidade, o protocolo que permite à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe (AHBVde Fafe) a constituição da segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Este protocolo terá a duração de três anos e poderá ser renovável por iguais períodos, e com ele pretende-se melhorar a eficiência da proteção civil local e as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes.

Esta segunda EIP, que resulta de um protocolo entre a AHBV de Fafe, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e o Município de Fafe, que assegura 50% dos encargos necessários ao funcionamento da mesma, será composta por uma equipa permanente de cinco bombeiros, que garantirão a prontidão em resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações a defesa dos seus bens.

No período antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, informou o executivo sobre o processo eleitoral relativo à votação antecipada e em mobilidade, assegurando que as mesmas decorreram com normalidade e sucesso, garantindo o exercício do direito de voto a mais de 700 eleitores que por opção, ou necessidade, tiveram que votar antes do dia 30 ou fora do sua residência habitual.

Igualmente, e sobre o facto de no dia 30, as assembleias de voto da freguesia de Fafe, que decorrem como habitualmente no edifício Multiusos, correrem em paralelo com as ações de vacinação que as autoridades de saúde pública, em parceria com o município, têm agendadas para esse dia (cerca de 500 agendamentos) no mesmo edifício, o Presidente do Município assegurou que o dispositivo eleitoral, quer em termos de acesso ao edifício e saídas do mesmo, quer em termos de localização das mesas de voto, será o habitual, apenas mudando o esquema de acesso à infraestrutura de vacinação, que mudará a entrada dos utentes, efetuando-se pela entrada junto ao parque de estacionamento.

No período da ordem do dia o Executivo aprovou, por unanimidade, o Relatório Preliminar, o Relatório Final para adjudicação e a minuta do contrato para adjudicação das obras de beneficiação de diversas ruas da Cidade de Fafe, a saber: Rua António Cândido, Rua Soares Veloso, Rua João Crisóstomo, Rua Prof. Oliveira Frade e Rua Guerra Junqueiro. Consumada esta etapa na contratação pública torna-se iminente o início das obras tão esperadas como necessárias nessas vias centrais da cidade.

Igualmente, neste período da reunião, foi aprovado o relatório final resultante do momento de discussão pública sobre a delimitação da Zona Empresarial de Regadas. Com o fim deste processo de discussão pública pode iniciar-se o procedimento de aquisição dos terrenos por parte do município e o acelerar da execução dessa zona industrial de crucial importância estratégica no desenvolvimento do concelho.

Por fim, foi aprovado o relatório de atividades de 2021 do Serviço de Proteção Animal Municipal. O vereador do pelouro, Raul Rebelo Cunha, aproveitou para dar conhecimento da aprovação da candidatura para construção do Centro de Recolha Oficial do Município de Fafe. Esta obra, a situar-se na Rua D. António Monteiro, junto ao atual canil municipal, será constituída por um edifício principal e todos as instalações de apoio. O edifício principal terá valências de tratamento e controlo de animais, com salas de cirurgia, esterilização, gabinete médico veterinário, zonas de tratamento, banhos, tosquias, uma zona destinada ao público utente e ainda de 12 unidades para albergar cães e 18 para gatos.

Antes da ordem do dia, o Município felicitou, pelas atividades desportivas de relevo, as seguintes individualidades e associações:

Cátia Morgado, Pisko, Maria Rocha e Loira, do Futsal Feminino do GNA, e da fafense Leninha (SLB) pela convocatória para a Seleção Nacional de Futsal, em Jogos de Preparação do Europeu de 2022;

Rita Mourão, do Futsal Feminino GNA, pela sua convocatória para a Seleção Nacional Sub-19;

Ricardo Ribeiro (SLB) pela sua convocatória para a Seleção Nacional de Futebol Sub-16;

Luís Gonçalves, João Machado, Jennifer Nogueira e José Hélder Soares, da CERCIFAF, pela conquista de 10 (dez) medalhas nos Campeonatos Nacionais de Pista Coberta da ANDDI (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual);

Diogo Leite, João Neiva e Diogo Vieira, do Centro Budo de Fafe, tendo cada um deles ganho uma medalha de Bronze na disciplina de combate (kumité), no XXVIIº Gande Torneio Nacional de Karaté de Vila das Aves.