leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Armando César

Chef Hélio Loureiro vai estar em Fafe

No âmbito do processo de certificação do prato da «Vitela Assada à Moda de Fafe», realiza-se esta quinta-feira, dia 29, na Sala Manoel de Oliveira, pelas 15:00h, um workshop com a presença do Chef Hélio Loureiro.

Figura incontornável no panorama gastronómico português, Hélio Loureiro nasceu no Porto, onde frequentou a Escola de Hotelaria e Turismo. Abriu alguns dos melhores hotéis portugueses em cadeias como Meridien, Orient Express e Sheraton. Foi apresentador do programa Gostos e Sabores, da RTP N, chef da rubrica semanal de cozinha na Praça da Alegria, júri e presidente de vários concursos nacionais e internacionais de gastronomia e vinicultura.

Reconhecido e agraciado pela Casa Real Portuguesa, recebeu inúmeras menções e prémios, tais como, Chef do Ano, pela Academia Gastronómica Portuguesa, e Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique.

É autor de um romance histórico e de 16 livros dedicados à culinária e aos vinhos, e de crónicas em várias revistas e jornais. Em 2018 viu o seu livro “eat à la Moda do Porto “ ser galardoado com o terceiro lugar entre os melhores livros de gastronomia do mundo no concurso que decorre anualmente na China.

Membro de mais de 25 confrarias gastronómicas nacionais e internacionais, chef de cozinha da Selecção Portuguesa de Futebol desde 1996 e consultor do Continente e da Cerger.


Texto: Artur Coimbra