top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE.jpg
pub site.png
LOGO.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
pub site.png

Daniel Bastos apresenta livro sobre a diáspora portuguesa no Porto

No próximo dia domingo, o escritor e historiador fafense Daniel Bastos apresenta na capital do norte de Portugal, o seu mais recente livro “Crónicas - Comunidades, Emigração e Lusofonia”.

A obra, que reúne as crónicas que o historiador fafense tem escrito nos últimos anos em diversos meios de comunicação dirigidos para a diáspora, é apresentada às 17h00 no

Fórum da FNAC Santa Catarina, no Porto.


A apresentação do livro, que é prefaciado pelo advogado e comentador Luís Marques Mendes, e conta com posfácios de Maria Beatriz Rocha-Trindade, Presidente da Comissão de Migrações da Sociedade de Geografia de Lisboa, e de Isabelle Oliveira, Presidente do Instituto do Mundo Lusófono, estará a cargo do ativista cultural Joaquim Pinto da Silva.

Nesta nova obra, composta por cerca de centena e meia de crónicas, e realizada com o apoio da Sociedade de Geografia de Lisboa - Comissão de Migrações, uma das mais relevantes instituições culturais do país, Daniel Bastos pretende “dignificar, reconhecer e valorizar as sucessivas gerações de compatriotas que, por razões muito diversas, saíram de Portugal”.


Através de uma assumida visão de compromisso com os emigrantes, o historiador revela o empreendedorismo, as contrariedades, a resiliência e a solidariedade das comunidades portuguesas, a riqueza do seu movimento associativo, e as enormes potencialidades culturais, económicas e políticas que as mesmas representam nas pátrias de acolhimento e de origem. Uma visão que para o autor “emanando do legado histórico português, antevê os emigrantes como argonautas indispensáveis ao desígnio nacional de desbravar os mares desconhecidos do futuro, e antepara a Lusofonia como um espaço indispensável para a afirmação de Portugal no concerto das Nações”.

Professor e autor de vários livros que retratam a história da emigração portuguesa, Daniel Bastos é atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, sediado em Fafe, e da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.



Posts recentes

Ver tudo

A vila de Arões S. Romão já tem um núcleo da Fraternidade Nuno Álvares, FNA, movimento ligado aos escuteiros. A cerimónia de apresentação aconteceu no passado dia 19 de novembro, no final da eucaristi

bottom of page