No passado fim de semana, 18 e 19 de novembro, o escritor e historiador Daniel Bastos, participou em Montreal, a maior cidade da província do Quebeque, no Canadá, onde vivem mais de 75 mil portugueses e lusodescendentes, no colóquio “70 Anos da Comunidade”.
No decurso da iniciativa, promovida pela LusoPresse e LusaQTV, dois relevantes órgãos de informação da comunidade portuguesa em Montreal, e que decorreu na Casa dos Açores do Quebeque, Daniel Bastos apresentou no dia 18 de novembro (sábado) uma comunicação intitulada “O Empreendedorismo e Solidariedade das Comunidades Portuguesas”.
O historiador fafense refletiu assim, no espírito da iniciativa, sobre o passado, presente e futuro das comunidades luso-canadianas, que se destacam atualmente na América do Norte pela sua dinâmica associativa, económica e sociopolítica. E cujas raízes remontam a um grupo pioneiro de emigrantes portugueses que desembarcaram a 13 de maio de 1953, em Halifax, na Nova Escócia.
Refira-se que no dia 19 de novembro (domingo), o escritor e historiador participou num salão do livro promovido pela LusoPresse e LusaQTV dedicado à diáspora, através da apresentação da segunda edição do seu último livro “Crónicas - Comunidades, Emigração e Lusofonia”. Professor e autor de vários livros que retratam a história da emigração portuguesa, Daniel Bastos é atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, e da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Comentários