top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png

Eleições na Confraria de N. Sra das Neves são este domingo: Processo gera mau estar e desconfiança

Este domingo, pelas 17h30, realizam-se as eleições para a Confraria de Nossa Senhora das Neves, na Lagoa. Um processo que não está a ser de todo pacifico.

Desde logo porque a anterior provisão, presidida por Mónica Fernandes, esteve em funções para além do tempo legal, que terminava em janeiro de 2018, tendo-se mantido em funções até 2021, sendo a própria a desenvolver diligências para resolver a situação, sem que a Arquidiocese tenha tomado qualquer atitude.

No ano passado, em setembro, Mónica Fernandes dirigiu-se a Braga, para um encontro com o Padre Abel Faria, responsável pela Cúria da Arquidiocese de Braga, que lhe terá transmitido que a sua provisão tinha terminado em 2018, sendo necessário reorganizar todo o processo de registo dos “irmãos” porque haveriam duas listas que iriam a sufrágio para dirigir a Confraria.

É nomeada então uma comissão provisória, composta por Sónia Pereira, presidente, Sandra Cardoso, secretária e Liliana Gonçalves, tesoureira. Esta nomeação foi responsabilidade do anterior Bispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Refira-se que nesta comissão, a tesoureira, Liliana Gonçalves só fez a sua inscrição na confraria em 2021…

O processo começa a ganhar contornos confusos quando só posteriormente, numa segunda reunião em Braga, é transmitido que só poderão ser candidatos à confraria ou mesmo exercer o direito de voto, irmãos que estivessem inscritos antes de 2018, antes de ter terminado a provisão de Mónica Fernandes.

Mesmo sem querer gravar qualquer declaração, o padre José Carlos Pereira, que tinha sido nomeado vigilante desta comissão provisória, na explicação dada à Fafe Tv, referiu que a nomeação de uma comissão provisória é da responsabilidade do Bispo e não se torna necessário que os seus elementos sejam irmãos da confraria, conforme determina o direito canónico.

A comissão fez todo o trabalho de organização dos irmãos, sob a supervisão do Padre José Carlos Pereira, preparando dessa forma o ato eleitoral do próximo domingo. Trabalho que foi elogiado pelo responsável da Cúria, Padre Abel Faria.

No entanto há desconforto e desconfiança pelo facto de os irmãos registados por esta comissão, de 2018 para cá, e que pagaram as suas contribuições, não poderem exercer o seu voto, não podendo sequer apresentar uma lista a sufrágio.

A única que vai a votos este domingo é liderada por Mafalda Matias, numa sessão marcada para as 17h30.








bottom of page