O concelho de Fafe é o 34º melhor concelho do país no ranking do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, recordando que estava na 59ª posição em 2022. No estudo feito pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, apresentado na passada terça-feira, Fafe apresenta bons indicadores, melhores na globalidade que em 2022, num documento que procura analisar as contas dos municípios portugueses.
Se circunscrevermos a análise ao distrito de Braga, em termos globais Fafe é o 4º melhor concelho, atrás de Famalicão, Vila Verde e Guimarães. De salientar que Fafe é considerado um concelho de média dimensão, sendo Famalicão e Guimarães de grande dimensão.
Fafe é o sétimo Município, a nível nacional, que em 2023 teve maior aumento de coleta de IMI. Houve um aumento de mais de 683 mil euros.
O concelho surge também no 30º lugar dos Municípios portugueses com maior volume de passivos financeiros, (contratação de empréstimos bancários), com dois milhões, cento e oitenta mil euros.
Ainda na esfera municipal, a empresa “Águas de Fafe”, aparece na 15ª posição das entidades com melhor resultado económico em 2023. Um bom desempenho, salientando-se ainda que tem sido feito um esforço grande no alargamento da rede de distribuição em todo o concelho, suportado pela empresa. As “Águas de Fafe” passaram de um resultado em 2022 de 285 mil euros para mais de 578 mil em 2023.
Comments