Segundo conta uma nota enviada à comunicação social por parte da Indáqua, concessionaria da distribuição de água no concelho, em Fafe, a água que se perde devido a fugas, roturas ou roubos na rede de abastecimento, é de apenas 17.5%, enquanto que na média nacional, o valor é de 28,8%.
Segundo a mesma nota, quando em 1996, esta empa empresa assumiu a gestão da distribuição de água no concelho, as perdas cifravam-se em 50% da água captada, tratada e com qualidade para consumo humano que entrava na rede de abastecimento deste concelho acabava por perder-se. A Indáqua, assume ter tido um contributo decisivo na diminuição dessa percentagem “Até 2019, o modelo de gestão aplicado pela concessionária permitiu diminuir estas perdas para apenas 17,5%.”
A Indáqua refere ainda que este valor foi divulgado pelo mais recente ranking nacional da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). O documento aponta ainda que, em 2019, Portugal desperdiçava em média 28,8% de água, valor do qual Fafe se mantém distante.
“Para isso, têm contribuído, entre outros, o combate aos consumos ilícitos e a rápida identificação e reparação de fugas e roturas nas redes.”, refere o comunicado divulgado nesta quinta-feira.
Commentaires