top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Fafe Digital: Mupis serão reativados este fim de semana

O sistema de módulos interativos (MUPI) instalados em pontos estratégicos da cidade para difusão de informação municipal serão reativados este fim de semana, depois de verificadas, pelas autoridades competentes, todas as informações e registos referentes a uma intrusão que comprometeu o seu normal funcionamento. A avaliação foi efetuada por técnicos e especialistas em cibersegurança e o equipamento estará em condições de ser reativado cumprindo todas as normas de segurança estabelecidas.


Os mupis digitais disponibilizam informação e divulgação destinada aos residentes e visitantes e são equipamentos interativos, que facilitam a consulta por parte dos transeuntes. No modo de descanso o «mupi» transmite informação dinâmica e vídeos promocionais.


Entre outros aspetos, os módulos interativos permitem obter informações sobre horários dos transportes, agenda cultural e desportiva, informação turística de interesse, e ainda consultar informação sobre as freguesias, locais de interesse para visita, alojamento, restaurantes, entre outros.


Numa primeira fase foram instalados 8 terminais (dois dos quais com dupla face) que poderão ser consultados na Praça 25 de abril (3 mupis), junto ao posto dos CTT, na confluência entre a Escola Básica de Montelongo e o Multiusos, na Avenida da Liberdade (escola básica Professor Carlos Teixeira e Escola Secundária), Câmara Municipal e Teatro Cinema (este último a ser instalado após intervenção urbanística programada para o local). A rede de «mupis» digitais compõe a primeira fase de implementação do programa «Fafe Digital» e acompanhou a ativação de um sistema de televisão em circuito fechado (com terminais instalados em rede e distribuídos por edifícios desportivos, escolares, culturais e outros serviços públicos) para divulgação de informação municipal e a disponibilização de dois leitores de editais digitais.


Este investimento contribui para a modernização do espaço urbano, otimização de equipamentos, defesa do meio ambiente (poupança de materiais como as lonas e papel), maior eficiência e autonomia de recursos e melhoria dos mecanismos de comunicação.


O lamentável episódio de intrusão e ataque ao equipamento digital, que comprometeu o arranque do sistema, foi denunciado pelo Município de Fafe às autoridades policiais, judiciais e competentes em matéria de cibersegurança.


Texto e fotografia: Município de Fafe


Comentários


bottom of page