A Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto, no dia 29 de novembro, apreendeu 380 litros de aguardente, no concelho de Fafe.
No âmbito de uma investigação por introdução fraudulenta no consumo que decorria há cerca de dois meses, os militares da Guarda deram cumprimento a dois mandados de busca numa destilaria e num armazém. No decorrer das diligências policiais foi detetada aguardente que se encontrava armazenada em local não autorizado pela autoridade aduaneira competente, escapando deste modo às obrigações tributárias de declaração e pagamento dos impostos incidentes. Foi apreendido um alambique, composto por duas colunas de cobre que se encontrava numa destilaria.
O valor da aguardente apreendida ascende a quatro mil euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado de cerca de cinco mil euros.
Desta ação resultou a constituição de arguido de um homem de 47 anos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Braga.
Texto e fotografia: GNR
Comments