leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Armando César

José Moreira triunfou no Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins

José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu isolado o Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, primeira prova da Taça de Portugal de Cadetes (Apuramento Zona A) e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.


A prova organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, que homenageia o ex-ciclista fafense José Martins, decorreu num clima de animação e entusiasmo por parte dos cerca de 70 ciclistas presentes e pelos muitos adeptos que ao longo do percurso fizeram questão de apoiar os jovens corredores. No final da corrida, sempre muito atacada, José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que já tinha vencido a Prova de Abertura, impôs-se, cortando a meta ao fim de 1h47:58h de prova, deixando Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) na segunda posição e Diogo Miranda (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) em terceiro. Por equipas a Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact foi a vencedora, deixando a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel na segunda posição e a Academia Efapel de Ciclismo em terceiro. Antero Barbosa (Presidente da Câmara Municipal de Fafe), Paula Ramos Nogueira (Vereadora da Câmara Municipal de Fafe), Manuela Vale Jordão (Presidente da Junta de Freguesia de Golães) e José Luís Ribeiro (Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo) foram algumas das individualidades que se associaram ao Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins.

O presidente da autarquia fafense recordou que “Fafe tem um apego muito grande ao ciclismo e, em particular, esta freguesia de Golães. Tivemos aqui grandes ciclistas, a família Martins que nos deu grandes alegrias no ciclismo. Há muitos anos que Fafe tem este protocolo com a Associação de Ciclismo do Minho, de resto, foram eles também os grandes responsáveis por trazermos, de novo, a Volta a Portugal a Fafe”. Afirmando que “mantemos estas provas no calendário porque também sentimos que a população de Fafe acarinha e muito o ciclismo”, Antero Barbosa recordou que, na altura enquanto vereador do Desporto, foi um dos responsáveis pela aposta no ciclismo e pelo regresso da Volta a Portugal a Fafe e que “a fidelização à ACM através do protocolo é uma continuidade, até em termos pessoais, do empenho que tive para que o ciclismo voltasse a singrar no nosso concelho”. “Tenho pena que, a par das provas, não haja mais praticantes. O objetivo ao trazer provas desta dimensão também é cativar mais atletas. Temos tido e temos alguns atletas, mas seria bom que aparecessem mais”. José Martins, o consagrado ciclista de Fafe que dá nome ao troféu, estava bastante feliz no final da prova. “A corrida correu muito bem, aliás, nunca houve, ao longo dos anos, grandes problemas. O único senão foi mesmo o Covid que nos obrigou a mudar o local da prova no ano passado, mas, felizmente, correu bem e ainda bem que se fez a prova num ano tão difícil”. Quanto à corrida deste ano salientou que “correu muito bem e os ciclistas tiveram um grande apoio. Esta é uma freguesia que gosta muito de ciclismo e viu-se muita gente pela estrada fora a incentivar estes jovens”. O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Freguesia de Golães, Bombeiros Voluntários de Fafe, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.


Texto e fotografias: ACM.PT