top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Nações Unidas reconhece Fafe como “Cidade Resiliente”

O concelho de Fafe foi reconhecido, pela Organização das Nações Unidas, como uma “Cidade Resiliente 2030”, no âmbito de uma candidatura que reflete o trabalho que o Município tem desenvolvido no âmbito da Proteção Civil.

No contexto das atividades enquadradas na Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes, a UNISDR (Secretariado da United Nations International Strategie for Disaster Reduction) tem em curso a campanha "Making Cities Resilient - My City is Getting Ready", que promove, a nível local, a implementação de medidas que contribuam para o aumento da resiliência a catástrofes.

A Rede das Cidades Resilientes também designada por Programa “Cidades Resilientes das Nações Unidas em Portugal” ou campanha “Cidades Resilientes em Portugal”, tem como objetivos reduzir o risco com enfoque na prevenção, no antecipar a incerteza e ameaça e resistir ao desastre, através de melhor socorro e rápida recuperação.

Neste âmbito, atendendo ao conjunto de medidas que têm vindo a ser implementadas e aos projetos e iniciativas que se preveem implementar pelo Município de Fafe para a prevenção e redução de catástrofes, foi aprovada a a admissão de Fafe, associando-se desta forma ao conjunto de cidades que já integram esta campanha.

No que diz respeito ao envolvimento do município e às medidas para a redução de catástrofes promovidas em Fafe, destaca-se o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, o Plano Municipal de Ação Climática, a constituição da Subcomissão Permanente de Incêndios Rurais, a promoção de reuniões regulares de coorde­nação e planeamento no âmbito da Proteção Civil, a comemoração anual do Dia Mundial da Proteção Civil e a participação no exercício nacional «A Terra Treme».

O Serviço Municipal de Proteção Civil aplica o seu trabalho na elaboração de Planos de Prevenção e Segurança para eventos da responsabilidade do Município, no apoio na elaboração dos planos de evacuação em situação de emergência e em diversas situações de apoio ao Corpo de Bombeiros do concelho. Foram também criadas unidades locais de proteção civil ao nível das freguesias, onde sejam sediados núcleos de voluntários para apoio a ações de proteção civil, tendo sido realizados investimentos diversos na área da Proteção Civil. A par de tudo isto, o concelho implementou o Programa Aldeia Segura-Pessoas Seguras, na Aldeia de Mós, na União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído e na Aldeia de Bastelo, na União de Freguesia de Moreira de Rei e Várzea Cova.

O Município de Fafe, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área, bem como reforçar a implementação de diferentes e variadas iniciativas e projetos que visam promover a proteção de pessoas e bens e desta forma contribuir para a resiliência das comunidades locais.

 

Texto e fotografia: Município de Fafe



Comments


bottom of page