Os autores Paulo Moreira e Artur Coimbra promovem a apresentação, na próxima sexta-feira, 26 de Maio, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Fafe, do seu livro “O benemérito Manuel Baptista Maia e a criação do Asilo dos Inválidos de Santo António”.
A sessão é aberta pelo pianista e professor José Miguel Costa e tem entrada livre.
Trata-se de uma obra de investigação histórica que tem o apoio da Junta de Freguesia de Fafe e do Município de Fafe, versando o percurso biográfico de Baptista Maia, que durante décadas esteve perenizado na toponímia da cidade.
Manuel Batista Maia nasceu no lugar da Agrela, freguesia de Santa Eulália Antiga, na vila de Fafe, em 23 de Maio de 1827.
Ao contrário do que se sustenta na historiografia local, não há evidência de ter sido um brasileiro de torna viagem. Foi um empresário, um comerciante, um empreendedor, um benemérito que legou a Fafe, através da Santa Casa da Misericórdia, o Asilo dos Inválidos de Santo António, na Rua Montenegro, construído a expensas suas e inaugurado em 13 de Junho de 1906.
Poucos meses depois de concluir a sua obra maior, faleceria, no dia 14 de Outubro de 1906, um domingo, na sua residência no Largo D. Carlos, na então Vila de Fafe.
Texto: Artur Coimbra
Kommentare