leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Armando César

PCP preocupado com a saúde em Fafe

Uma delegação do Partido Comunista Português (PCP) de Fafe, onde esteve incluída Maria do Carmo Cunha, membro da Assembleia Municipal, esteve reunida com o diretor do ACES do Alto Ave, José Novais de Carvalho, na semana passada, para avaliar o estado dos cuidados de saúde primários em Fafe.

Os comunistas saíram deste encontro preocupados com várias questões. Desde logo a falta de espaço do Centro de Saúde, que estão a condicionar a abertura de novas valências. Para os elementos do PCP a solução poderá estar nas instalações da antiga escola da Devezinha, que é propriedade do Município, "já no início do ano de 2020 a Comissão Concelhia de Fafe do PCP se tinha publicamente pronunciado no sentido de que deveria ser estudada a disponibilização desse edifício escolar para uma expansão do Centro de Saúde de Fafe.", referiram em comunicado enviado à imprensa.

A questão dos horários das Unidades de Saúde Familiares (USF) de Travassós e Regadas mereceu preocupação, já que ainda não foram retomados os que eram praticados no período antes da pandemia, tendo recebido a informação que este assunto será resolvido em janeiro próximo.

Os comunistas mostraram ainda preocupação pela não criação no concelho de uma equipa comunitária de cuidados de saúde primária, aprovada já em em sede de Orçamentos de Estado de 2020.

Nesta reunião ficaram ainda a saber que há necessidades "de investimento em equipamentos, nomeadamente centrais telefónicas de atendimento, mas o que ressalta é a falta de profissionais de saúde, nomeadamente nutricionistas, podologistas e psicólogos, dada a sua escassez ou até inexistência mas sabemos que isso implica uma mudança de atitude do governo, no sentido de defender devidamente o Serviço Nacional de Saúde e de cumprir os compromissos que foi fazendo mas que continuam por cumprir."