Há precisamente um século, em 10 de dezembro de 1923, a obra de construção deste magnífico edifício foi concluída, iniciando-se um caminho carregado de história.
A 10 de janeiro de 1924 foi solene e dignamente inaugurado com a exibição da peça «O Grande Amor» pela Companhia de Aura Abranches. No mesmo ano, em 20 de abril de 1924, foi introduzido o cinema mudo. O cinema sonoro apareceu em finais de 1932.
A sua arquitetura, beleza, luxo, comodidade e segurança para artistas e público tornaram o Teatro Cinema de Fafe num dos melhores e mais modernos teatros rivalizando com outras salas das grandes cidades.
As destacadas e elegantes companhias de teatro de Lisboa passaram pela sala mais cobiçada do Norte e da província – Lucília Simões, Amélia Rey Colaço, Maria Matos, Ilda Stichini, Chaby Pinheiro, Ester Leão, Cremilda de Oliveira, Rafael Marques, Palmira Bastos, Berta Bívar e Laura Alves.
Entre dezembro de 1931 e novembro de 1932 o Teatro Cinema esteve encerrado como retaliação do administrador local pela recusa do proprietário, José Summavielle Soares, em ceder a sala para ações de campanha política do Estado Novo. Ao contrário, o Teatro Cinema foi sempre cedido para espetáculos de beneficência e apresentações daas coletividades locais.

Nos anos 70 do século XX foi vendido a um particular. A sala encerraria por falta de condições de segurança em 1981. Seguiu-se um período crítico e a ameaça da demolição pairou sobre o Teatro Cinema originando um movimento cívico protetor. Em 2001 o Município de Fafe adquiriu o imóvel e após um notável processo de reabilitação e recuperação, o Teatro Cinema de Fafe reabriu com todo o seu esplendor.
Hoje é a casa-mãe da atividade cultural de Fafe e acolhe, todas as semanas, diferentes iniciativas. Do teatro à dança, da música às conferências, passando pelas cerimónias públicas e oficiais, aos 100 anos o Teatro Cinema assume a vitalidade cultural dos fafenses
O Teatro Cinema é a joia da cultura e do património de Fafe. Em 2024 será objeto de um ciclo comemorativo que envolverá teatro, música, dança, conferências, exposições, arte digital e visitas guiadas.

Texto e fotografias: Município Fafe
Comentarios