A memória litúrgica do Mártir São Sebastião é celebrada pela Igreja Católica a 20 de janeiro, e as populações intercedem-lhe pedindo que as livre da fome, da peste e da guerra. Na comunidade de Travassós a festividade é organizada pelos jovens solteiros, que tomam São Sebastião como modelo de vivência cristã.
A Paroquia de São Tomé de Travassós celebra, a festividade em honra do Mártir São Sebastião no próximo fim-de-semana (25 e 26 de Janeiro).
No Sábado (25 janeiro) o grupo de bombos "os Peles" percorrem a freguesia juntamente com os jovens festeiros. A noite, pelas 21h30 atua o grupo musical "Cordosom", o fogo de artificio inicia pelas 00 horas e de seguida atua o DJ "Terminal R".
O Domingo (26 janeiro) inicia com Eucaristia em Honra do Mártir São Sebastião às 10 horas, presidida pela Pe Manuel Oliveira ,pároco da comunidade, e será solenizada pelo Grupo Coral Nossa Senhora das Graças. Pelas 15 horas inicia a Procissão orientada pelo Agrupamento 818 de Escuteiros e pela 1ª Companhia de Guias de Travassós, que será acompanhada pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, bem como do Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Dr. Raul Cunha e demais entidades públicas que inauguraram o Cruzeiro da Rua de Sá.
Comments