top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Inaugurado o Centro de Convívio de Vinhós.


Fotos: Município de Fafe/ Manuel Meira

Vinhós inaugurou este domingo o seu Centro de Convívio Sénior, um espaço que funciona na sede da Junta de Freguesia, com duas salas que foram reconvertidas, num investimento de cerca de 5500€, financiados pelo protocolo entre o Município e a Junta de Freguesia.

Durante três dias por sema

na, os idosos que vão frequentar o Centro terão a companhia de uma equipa da Cruz Vermelha que, com o apoio da Autarquia, desenvolve diversas atividades nos centros de convívio do concelho, garantindo um trabalho concertado e eficiente na promoção da cidadania e envelhecimento ativo e participativo dos idosos.

José Marcelo Freitas nas palavras que dirigiu durante a inauguração, salientou a necessidade e a utilidade deste espaço para um envelhecimento ativo e saudável: “Este Centro de Convívio é uma obra da freguesia. Os habitantes de Vinhós estão de parabéns, porque, com muito esforço e algumas dificuldades, conseguiram erguer este Centro ao serviço da comunidade sénior. Esta obra pretende-se que seja, no fundo, uma casa acolhedora, cheia de alegria e conforto.

A equipa da Cruz Vermelha, que vai dinamizar o , começa os trabalhos já amanhã e, por isso, convido todos aqueles que estiverem interessados em fazer-nos uma visita e partilharem este espaço connosco. Este espaço foi criado com muito amor, muito carinho e, por isso, espero que todos usufruam dele, passem momentos agradáveis em convívio e criem laços de afeto.”

Laurentino Dias, Presidente da Assembleia Municipal, também marcou presença na cerimónia e destacou a dedicação e empenho de José Marcelo Freitas, Presidente de Junta.

“É com muita alegria e satisfação que marco, mais uma vez, presença na inauguração de um novo espaço no concelho.

Os Presidentes de Junta têm um papel fundamental, porque são eles quem estão mais próximos das populações, são aqueles que, na sua terra, sabem o que mais necessitam os cidadãos. A minha satisfação de aqui estar hoje é porque, estando em Vinhós, tenho a oportunidade de agradecer a todos os que foram Presidentes de Junta e, em particular, ao atual Presidente, pela forma como tem conduzido os destinos desta freguesia. Um país, um concelho ou uma freguesia valem pelo que fazem pelos seus concidadãos, mas, de facto, qualificam-se quando tratam especialmente bem aqueles que menos voz têm, aqueles que mais precisam, as crianças e os idosos. E em Vinhós faz-se muito por esta população.

Agradecer, finalmente, ao Presidente de Câmara, Dr. Raul Cunha, por continuar a contribuir e permitir que Fafe continue na senda do progresso, do desenvolvimento e da qualidade de vida.”

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, destacou a importância deste espaço para acompanhar a comunidade sénior e promover a sua participação em atividades sócio-recreativas e culturais. “Estamos hoje a inaugurar um novo equipamento, em Vinhós, que vai permitir uma melhoria e a possibilidade de se trabalhar e intervir junto de uma camada de pessoas que são mais frágeis, mas que são merecedoras do nosso cuidado. Se as crianças precisam de atenção, porque não têm voz e são o futuro de uma nação, os idosos são a memória dessa nação e, se não conservarmos e não cuidarmos da nossa 'memória', não merecemos ter futuro. Os nossos idosos são a experiência viva, a memória viva de tudo o que se passou e que tanto nos podem ensinar a traçar caminhos para o futuro. Devemos apoiar-nos no passado para projetar o futuro. Este Centro de Convívio vai de encontro a uma necessidade concreta da população de Vinhós e será uma mais valia para todos, por permitir momentos únicos de convívio e alegria. Durante este mandato, empenhámo-nos em criar condições para que todos os seniores possam ter um envelhecimento ativo e saudável e é isso que hoje estamos aqui a celebrar.”

O Centro de Convívio Sénior funcionará todos os dias, das 14h às 18h.

Durante a cerimónia de inauguração, a freguesia condecorou também os dois anteriores Presidentes de Junta, Fernando Gomes Fernandes e Joaquim Ribeiro Fernandes, pelo trabalho desenvolvido durante vários anos.

bottom of page