top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Fafe associa-se ao projeto: "Não à diabetes"


A Câmara Municipal de Fafe associou-se ao 'Desafio Gulbenkian Não à Diabetes', cujo repto assenta na prevenção da diabetes, juntando-se aos cerca de 160 municípios aderentes em todo o país.

'Não à diabetes', um Desafio Gulbenkian, é um projeto de intervenção na Diabetes no âmbito da Prevenção Primária, que pretende suster o crescimento da incidência da diabetes, avaliar 1.600.000 pessoas em relação ao risco de desenvolver diabetes, integrar 400.000 pessoas em programas educativos e evitar 50.000 novos casos de diabetes em 5 anos.

Procura, desta forma, constituir uma abordagem que demonstre que as parcerias e sinergias Institucionais e a sociedade em geral, se podem organizar e cooperar para combater a progressão da doença.

Numa primeira fase, o objetivo para cada Município aderente é avaliar 25% do total de população adulta (20-79 anos), mediante a aplicação do questionário de avaliação de risco de diabetes tipo 2 (FINDRISK), modelo adotado pelo Programa Nacional para a Diabetes, de forma a identificar a população com risco acrescido de desenvolver diabetes.

O passo seguinte passa pelo encaminhamento dos indivíduos identificados para as Unidades de Saúde. Cada indivíduo identificado no rastreio como tendo risco acrescido de desenvolver diabetes deverá ser referenciado para consulta na Unidade de Saúde da sua área de residência para confirmação do diagnóstico, o que deverá ocorrer no prazo máximo de um mês.

Posteriormente, será criado um grupo de gestores de prevenção em diabetes, que irão coordenar localmente os recursos existentes na comunidade, promovendo ações de rastreio e de alteração de estilos de vida

Recorde-se que a Federação Internacional da Diabetes calcula que o número de pessoas com diabetes em todo o mundo é 387 milhões, o que constitui aproximadamente 8,5% da população adulta. Em 2035, estima-se que aquele número aumente para 592 milhões.

O relatório de Saúde da OCDE de 2014 apontou Portugal como o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência de diabetes, 13% da população com idade entre os 20 e os 79 anos.

Mais de 1 milhão de portugueses tem diabetes e, destes, um pouco menos de metade desconhece ter a doença, que progride silenciosa.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, destaca a importância destas iniciativas para a promoção de hábitos saudáveis junto da população.

“Decidimos aderir ao Desafio Gulbenkian, uma vez que consideramos que são de extrema importância para criar um ambiente de aprendizagem de saúde na população. É obrigação do Município empenhar-se na sensibilização e consciencialização para os riscos e perigos da Diabetes, uma doença crónica, cujo aumento da incidência tem sido constante.

Se não houver um programa integrado de intervenção dirigido à mudança dos hábitos de vida e à identificação dos indivíduos em risco, haverá um aumento considerável, colocando em risco um grande numero de pessoas.

É, por isso, fundamental que nos associemos a estas campanhas, fazendo um esforço na prevenção para melhorar a saúde dos cidadãos, e tentemos alertar a população, promovendo hábitos saudáveis e uma vida, cada vez mais, ativa.”

No dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de Abril, a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Fafe, do ACES Alto Ave, em colaboração com o Município de Fafe e a Associação Nacional de Farmácias, vão promover uma manhã com diversas atividades, promotoras de saúde e bem-estar, que vão desde Teatro de Rua sobre Alimentação Saudável a aulas de Zumba, na Praça das Comunidades. Paralelamente, este será o dia para o lançamento do projeto “NÃO À DIABETES”, onde os participantes poderão avaliar o risco de desenvolver diabetes . Junte-se a este projeto e avalie o seu risco no site www.naoadiabetes.pt.



bottom of page