leclerc.jpg
municipio frafe 08.2018.png
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
iesfafe-01.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
Image1.jpg
LOGO JORGE PINHEIRO SITE.jpg
  • Redação

Assinado protocolo conjunto para a despoluição do rio Vizela


Fafe é um dos municípios que assinou o documento que visa adoptar uma estratégia conjunta de despoluição do rio.

Na passada sexta-feira foi assinado em Vizela um protocolo entre vários municípios que visam despoluir a bacia hidrográfica do rio Vizela. O documento foi subscrito por vários municípios, estando entre eles Fafe. Os restantes são: Felgueiras, Guimarães, Santo Tirso e Vizela.

O protocolo pretende promover a elaboração e execução de uma estratégia de actuação conjunta e partilhada de fiscalização para fazer face aos fenómenos de poluição com impacte nas massas de água que abrangem o rio Vizela e seus principais afluentes, elaborando um plano para a recuperação das zonas envolventes.Apesar de, ao longo dos últimos anos, ter sido observada a melhoria da qualidade da água, o rio Vizela tem sido alvo de forte pressão, quer ao nível de rejeições de águas residuais urbanas, quer industriais, em particular do sector têxtil, que predomina nesta região. Nesse sentido, são ainda verificados alguns problemas de poluição que carecem de resolução e com os quais as Autarquias se têm debatido. No caso concreto de Fafe, existiam pontos que estão perfeitamente identificados no que toca Às descargas poluentes, como é o caso da ribeira de Calvelos.

Presente na cerimónia, Raul Cunha, o presidente do Município de Fafe, em declarações ao gabinete de comunicação da Câmara de Fafe, vincou a importância do documento e da ação conjunta dos municípios envolvidos: "o contributo importante que este Protocolo dará na resolução dos problemas de poluição do Rio Vizela. Este é um assunto com o qual, infelizmente, nos temos debatido nos últimos tempos e para o qual queremos soluções urgentes. Temos feito um esforço acrescido para sensibilizar as empresas, maior foco de poluição, para a importância de manter o rio limpo.As descargas no rio Vizela têm sido recorrentes e foram já registadas diversas denúncias. É, por isso, fundamental que os Municípios se unam e trabalhem em conjunto.”

Raul Cunha pretende que um dos resultados desta estratégia, passe também pela tão desejada criação do corredor verde em Fafe.

O ministro que tutela o ambiente, Matos Fernandes, também esteve presente, tendo-se congratulado com esta ação conjunta, que vai trazer resultados.


Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2019