O programa Ser Solidário arrancou nesta segunda-feira e vai ter a duração de oito meses. .
Destina-se aos jovens do concelho que não concluíram o 12º ano, deixando no máximo três disciplinas em atraso, e àqueles que não conseguiram ingressar no Ensino Superior, em particular aqueles cujo agregado familiar apresente uma situação de carência económica e social.
Das inscrições, entre 1 e 15 de Setembro, resultou a colocação de 24 jovens em 21 instituições públicas e sociais de Fafe, incluindo juntas de freguesia, escolas e outras entidades com atividades de carácter ocupacional e didático. Para esta edição, a Câmara recebeu 72 pedidos formais de instituições para receber os jovens.
Todos os jovens que apresentam condições socioeconómicas que o justifiquem receberão uma bolsa de 200€ mensais, pelas 20 horas semanais de trabalho.
Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal, destaca o sucesso deste projeto.
“O programa ‘Ser Solidário’ é óptimo para travar conhecimentos e é, acima de tudo, uma boa oportunidade, que conjuga a possibilidade de continuar a estudar com a oportunidade de desenvolver um primeiro contacto com o mundo do trabalho.
Os jovens desempenharão funções úteis à instituição onde foram colocados, sempre com a o possibilidade de, mais tarde, essas instituições poderem voltar a recorrer profissionalmente a eles, tirando partido da capacidade profissional revelada.”
O “Ser Solidário” faz com que as pessoas se sintam úteis e tenham também alguma independência financeira. É, por isso, um dos programas que vale a pena manter e no qual continuaremos a investir.”
O Autarca aproveitou ainda para desejar sorte e muito sucesso aos jovens. “Espero que recolham bons dividendos desta experiência e que vos seja muito útil no futuro.”
Comments