Várias personalidades abordaram a importância das Montanhas, numa palestra que decorreu no Auditório do Iesfafe na tarde de segunda-feira.
Foram várias as personalidades que abordaram o Dia Internacional da Montanha, que se comemora a 11 de Dezembro desde 2003, tendo sido instituído pelas Nações Unidas, com o propósito de consciencializar a população sobre a importância da preservação das montanhas no mundo.
Presente esteve Pompeu Martins, em representação do Município de Fafe que abordou "papel do Município na promoção e preservação dos espaços montanhosos do concelho".
O professor Joel Pereira da Escola Superior de Desporto e Lazer (Melgaço) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo realçou "a importância do conhecimento da legislação, particularmente as normas internacionais (ISO) e a norma portuguesa "4520" que certifica as empresas nacionais da área do turismo e natureza.
O evento contou ainda com a presença do capitão Orlando Mendes, enquanto Comandante do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Fafe, que reforçou "a importância de consciencializar a população para a preservação das montanhas e para o seu desenvolvimento sustentável".
O professor Ricardo Fernandes, docente da nossa Escola Superior de Educação, teve uma intervenção muito mais centralizada na promoção desportiva e turística que a montanha, pelas suas características, pode oferecer, traçando um paralelismo entre o terreno montanhoso de Fafe com o de outras cidades.
Commenti