top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Projecto de Combate ao Insucesso Escolar e Promoção da Educação para a Cidadania apresentado em Fafe


O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, esteve presente, na tarde de ontem, no lançamento da Plataforma +Cidadania, uma iniciativa que se enquadra num Projecto de Combate ao Insucesso Escolar e Promoção da Educação para a Cidadania, promovido pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Fafe e pela Comunidade Intermunicipal do Ave.

A Plataforma +Cidadania vai permitir que os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, tenham um apoio complementar ao estudo e aos conteúdos leccionados na sala de aula. Tem como missão prevenir e reduzir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade. A plataforma proporciona um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias. Favorece a utilização de actividades dinâmicas e lúdicas, envolvendo os diversos actores da comunidade educativa, numa rede capaz de promover e desenvolver conhecimentos, competências e valores que ajudam as crianças a desempenhar um papel activo da comuni

dade.

Na plataforma, pode ler-se que “O Projeto +Cidadania tem uma intenção clara e objectiva de envolvimento e implicação dos diversos actores da comunidade numa rede social e comunitária em prol do bem comum, tendo sido desenhado sob a temática da Educação para a Cidadania.”

“O Município tem feito um forte investimento na área da educação, não apenas com a melhoria dos equipamentos, como é o caso das obras de requalificação na Escola Secundária e no Centro Educativo Professor Carlos Teixeira, mas também na melhoria da qualidade do ensino aos nossos alunos. Temos promovido, junto da comunidade escolar, vários programas de apoio e complementares ao estudo. Este que, hoje, vos apresentamos é um desses projectos que visa amelhoria dos resultados dos nossos alunos, envolvendo aqui o tema da Cidadania activa, também fundamental para o sucesso escolar.”, explicou Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe.

“O apelo que faço a todos vocês, educadores e professores, é que se envolvam neste projecto, porque o sucesso dele também depende de vocês. Espero que aproveitem da melhor forma esta ferramenta e que os resultado sejam proveitosos.”, rematou

Esta Plataforma dividi-se em diferentes áreas que vão desde os Conteúdos, Educação para a Cidadania (promoção de uma sociedade mais solidária e saudável),Currículo Local (património material e imaterial do concelho de Fafe, estruturas de poder local e participação activa na sociedade), Mural para troca de comunicações entre alunos, encarregados de educação, professores e coordenadores, Crachás (recompensas atribuídas pela plataforma e pelo professor), e a Área do Professor, onde o professor pode aceder aos gráficos das conquistas e do desempenho dos alunos e da turma.

Esta primeira apresentação do Plataforma +Cidadania decorreu para o Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira, mas o acesso à Plataforma estende-se aos três agrupamentos escolares de Fafe.



bottom of page