Fafe é uma das 100 cidades mundiais onde 70% da energia provém de fontes renováveis. O Estudo da organização Carbon Disclosure Project (CDP), divulgado hoje pelo jornal Económico, identificou Fafe e mais quatro cidades portuguesas que integram este lote restrito: Porto, Braga, Moita e Cascais.
Fafe lidera mesmo em termos nacionais a utilização de energias renováveis, é campeã, seguida de Braga (79%), Porto (75,3%), Moita (73,1%) e Cascais (73%),
Fafe está assim num lote de cidades como Auckland (Nova Zelândia); Nairobi (Quénia); Oslo, (Noruega); Seattle (EUA) e Vancouver (Canadá), e regista mais do dobro das 42 cidades que informaram serem alimentadas em pelo menos 70% por energias renováveis em 2015.
Ainda segundo a mesma publicação que cita Kyra Appleby, director de Cidades do CDP., “As cidades são responsáveis por 70% das emissões de CO2 e há um enorme potencial para liderar a construção de uma economia sustentável. De forma reconfortante, os nossos dados mostram empenho e ambição. As cidades não só querem mudar para as energias renováveis, mas, o mais importante – podem”,
Segundo o estudo da CDP, regista-se uma diversificação de fontes de energia: 275 cidades estão a utilizar energia hidrelétrica; 189 geram eletricidade a partir do vento; 184 usam energia solar fotovoltaica; 164 utilizam biomassa e 65 energia geotérmica.
Comments