O Município de Fafe subiu 46 lugares no índice de transparência de 2017. Os dados foram conhecidos esta terça-feira, e no estudo feito pela Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), Fafe está agora na 74ª posição, entre 308 municípios.
Num ano em que os critérios de avaliação foram mais "apertados", e em que os restantes municípios baixaram um ponto, Fafe subiu nove pontos, contrariando a tendência, registando 64,15 pontos.
Refira-se que em termos distritais, Fafe que era o quinto município no índice de transparência, passou agora para a quarta posição.
A Transparência e Integridade Associação Cívica é uma organização não governamental, cuja principal função é o combate à corrupção, medindo o índice de transparência das autarquias, através de uma análise detalhada à informação disponibilizada nos websites de cada Município.
O IMT é composto por 76 indicadores que estão distribuídos por sete grandes dimensões: Informação sobre Organização; Composição Social e Funcionamento do Município; Planos, Relatórios, Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Informação Económico Financeira; e Transparência na área do Urbanismo.
De entre as várias dimensões analisadas, destaca-se a “Relação com a Sociedade”, a “Informação Económica-Financeira” a “Área do Urbanismo” e a“Contratação Pública” como áreas em que o Município de Fafe recebe maior pontuação, no que à transparência diz respeito.
Comments