leclerc.jpg
municipio frafe 08.2018.png
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
iesfafe-01.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
Image1.jpg
LOGO JORGE PINHEIRO SITE.jpg
  • Redação

A Saga dos Doellinger - esta sexta-feira na Biblioteca Municipal de Fafe


Esta sexta-feira, 27 de Julho, a partir das 21h30, na Biblioteca Municipal de Fafe, tem lugar a apresentação da obra "A Saga dos Doellinger", da autoria do economista brasileiro Carlos von Doellinger.

Trata-se de um livro sobre uma família que teve a sua génese na Baviera (Alemanha), e que no século XIX se espalhou pelo Brasil e por Portugal, além de outros países.

Na família estão identificadas personagens importantes ao nível científico, médico, relgioso e militar, não apenas na Alemanha mas também no Brasil e em Portugal.

Um dos ramos da família está há mais de um século e meio radicado em terras de Fafe e vem por via de Lindolpho von Doellinger, nascido no Rio de Janeiro em 1861 e que veio para Portugal por volta de 1873, com apenas 12 anos.

O patriarca do ramo português da família, jornalista e professor na Escola Deolinda Leite, em Silvares, casou por duas vezes e deixou numerosa prole, entre a qual os militares fafenses sargento António Frederico von Doellinger e capitão António Valdemar Frederico von Doellinger, que combateram nas possessões coloniais portuguesas, no século passado.

São seus netos, por exemplo, Gervásio von Doellinger, que teve uma longa aventura na Legião Estrangeira Francesa e o massagista Fernando von Doellinger, que passou por diversos clubes desportivos.

Foi bisneto de Lindolfo o antigo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Fafe, Américo von Doellinger.

A obra é assim uma história da família, contada por um dos seus descendentes, que se desloca a Fafe propositadamente para a apresentação da obra.



Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2019