leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Redação

Junta de Freguesia de S. Gens apresenta romance histórico “Voto Cumprido”


A Junta de Freguesia de S. Gens promove a apresentação do romance histórico “Voto Cumprido” este sábado, 4 de Agosto, pelas 21h30, no Salão Paroquial da freguesia.

Trata-se de uma obra assinada pelo escritor e jornalista fafense Laurentino d'Oliveira (1888-1928) e que foi primeiramente publicada em folhetins no jornal O Povo de Fafe (1916/1917) e depois no semanárioNotícias de Fafe, entre 1971 e 1972. Pelo meio, foi difundido numa pequena edição policopiada.

O trabalho de recuperação e a fixação do texto, bem como a introdução, são do investigador Artur Ferreira Coimbra, que fará a sua apresentação, numa sessão em que estarão a seu lado o presidente da Junta de Freguesia, Delfim Silva e o pároco Manuel Novais.

Centrado em S. Gens, Voto Cumprido é um romance de amor, paixão e desgraça, à boa maneira camiliana, envolvendo José de Melo, filho do “Capitão de Real” e Paula Gonçalves, da casa de Celeirós e que, apesar de alegadamente situado no século XVI, por alturas da batalha de Alcácer Quibir, empolga os leitores, pelo seu enredo, pelas várias situações vividas pelos personagens, pela imprevisibilidade da narrativa.

“Depois de ter comungado na igreja de S. Gens, José de Melo jurou perante Frei Diogo que, se voltasse são e salvo da batalha contra os infiéis, levantaria pelas suas próprias mãos uma pequena ermida à Senhora do Socorro” - lê-se na obra.

Em cumprimento dessa promessa, e como reza a lenda, foi levantada a capela de Nossa Senhora do Socorro...

O romance Voto Cumprido circula desde há muito no imaginário popular das gentes de S. Gens e freguesias limítrofes, tendo já motivo de representação em peças de teatro.



VACINAS SITE.jpg

Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2020