• Redação

Inaugurada a exposição: Karl Marx, Legado, Intervenção e Luta. Transformar o Mundo.


Na tarde do passado sábado aconteceu a inauguração da exposição "Karl Marx, Legado, Intervenção e Luta. Transformar o Mundo", patente na Biblioteca Municipal de Fafe.

Na sua intervenção inicial, Alexandre Leite, membro da Comissão Concelhia de Fafe do PCP, enquadrou esta iniciativa local de fazer um debate e de montar esta exposição, num conjunto de iniciativas levadas a cabo durante todo este ano, um pouco por todo o país, promovidas pelo Partido Comunista Português, como forma de celebrar o segundo centenário do nascimento de Karl Marx e de recordar, discutir e estudar seu legado.

Convidado a participar nesta iniciativa, Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e diretor do jornal “Avante!”, recordou pormenores da vida de Karl Marx, o seu percurso académico, os debates de ideias que teve com grandes pensadores da sua época e as suas publicações. Abordou os princípios da teoria marxista e sublinhou a importância que ela teve ao revelar a essência exploradora do modo capitalista de produção. A pedra angular da teoria marxista, a mais-valia, que consiste na apropriação de trabalho não pago, foi também um dos temas abordados por Manuel Rodrigues. O diretor do jornal “Avante!” referiu que o socialismo científico que Marx nos legou não é uma doutrina ideal dogmática, mas um projecto que se inscreve enquanto possibilidade na própria dialética da realidade existente e que tem que ser elaborado teoricamente e configurado na prática em condições históricas determinadas e diferenciadas de país para país. Terminou a sua intervenção afirmando a atualidade do marxismo-leninismo e confessando a sua certeza de que o futuro do capitalismo é ser derrubado pelo socialismo e o comunismo.

No debate que se seguiu foram levantadas questões de diversa ordem, desde as causas do declínio da União Soviética, até às contradições da União Europeia, passando pelas formas de organização dos trabalhadores, os salários, as guerras imperialistas, a propriedade dos meios de produção, entre outros. Foi grande a participação no debate, tendo os presentes considerado ter sido esta uma iniciativa interessante e a repetir.

A exposição permanecerá na Biblioteca Municipal de Fafe até ao próximo dia 24.


Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2020