leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Redação

Orçamento Municipal aprovado com a abstenção de toda a oposição


Foi aprovado esta quarta-feira, em reunião extraordinária do executivo, o orçamento municipal para o próximo ano, com os votos favoráveis do PS e a abstenção do movimento Fafe Sempre e do PSD.

São 39 milhões e meio de euros previstos para 2019, definindo a liderança socialista como grandes apostas, a área social, as obras e os novos equipamentos. As obras nas escolas Prof. Carlos Teixeira, Secundária, o nó de Arões e a recuperação do bairro da Cumieira, surgem como grandes bandeiras do investimento municipal.

Raul Cunha, citado pelo gabinete de comunicação do Município frisou que, "este é um orçamento exigente que obrigará a um grande esforço, trabalho e empenho de todos para a sua execução. Espero que os responsáveis políticos sejam capazes de dar as mãos e se concentrem todos no objetivo principal de o executar. Sabemos e temos consciência do resultado do último ato eleitoral, pelo que torna a tarefa ainda mais difícil. Contamos com o empenho de todos os trabalhadores da Autarquia, com o seu profissionalismo, dedicação e capacidade de trabalho para que este ambicioso orçamento possa ser executado. É um orçamento contido na despesa e ambicioso no investimento que permitirá dar continuidade ao nosso objetivo que é dar mais e melhores condições de vida e modernidade a todos os Fafenses.”, concluiu.

Antero Barbosa e seus pares do movimento Fafe Sempre, abstiveram-se na votação, apresentando uma declaração de voto, onde enunciam as lacunas do principal documento de gestão municipal. A dada altura, na declaração que chegou à redação da FafeTv, é possível ler que um dos argumentos é mesmo que, "Este orçamento é de continuidade e sem grandes novidades ao nível das principais obras que constavam do orçamento passado." Ainda na mesma declaração, é referido que, "Este orçamento dá sinais preocupantes quanto à continuidade do mandato do atual executivo."

Em jeito de conclusão e de forma a justificar a abstenção na votação do documento, é referido: "Encontramos, por isso, neste documento muitos motivos, além dos elencados, para discordarmos das opções tomadas. Mas, optamos pela Abstenção, para viabilizar as Grandes Opções de Plano e Orçamento para 2019, reafirmando que é um documento que não dá as melhores indicações quanto à afetação dos recursos disponíveis e que lhe falta estratégia de desenvolvimento económico capaz de ser atrativo ao tecido económico para gerar emprego e criar riqueza, mas que o seu chumbo seria ainda mais prejudicial para o nosso concelho que está em primeiro lugar."

Por seu lado o PSD, por intermédio de Jorge Costa, justificou a abstenção na votação, "Este ano o PSD absteve-se. E absteve-se não porque subscreve o documento na íntegra. Pois tal não acontece. Abstivemo-nos porque o sr. presidente assumiu integrar um conjunto de propostos que há muito defendemos: intensificação do desenvolvimento da zona industrial de regadas, avançando já para o processo de aquisição dos terrenos; uma nova piscina municipal; a criação de dois novos polidesportivos; criação dos Campos de ténis; aumento da cobertura da saneamento básico-manutenção das políticas sociais, nomeadamente no apoio aos jovens-Conclusão do no de Arões-São; a estrada de Bouças de Travassós e o lançamento dos primeiros passos para a incubadora de empresas."

O vereador social-democrata deixou reparos ao orçamento, "Mas muito ficou ainda por fazer. Verificamos um desinvestimento em infra-estruturas nas freguesias. Verificamos, apesar das explicações, que em sede de orçamento de transferências de capital este orçamento prevê maiores transferências para instituições do que para as freguesias.. ficamos preocupados com o crescimento galopante de algumas rubricas correntes, onde o decréscimo da poupança corrente decresce pelo segundo ano consecutivo. Ficou ainda por fazer a recuperação da estrada de acesso a Estorãos."

Brevemente a FafeTv irá apresentar um programa dedicado ao orçamento hoje aprovado.



VACINAS SITE.jpg

Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2020