• Redação

VMER do Hospital de Guimarães completa 15 anos de existência


A Viatura médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital Sra. da Oliveira em Guimarães, completa esta segunda-feira 15 anos de existência.

“Tem contabilizadas até esta data, 26.000 ocorrências, muitas delas com mais de uma vítima. Conta com um quadro de 20 médicos e 20 Enfermeiros e uma taxa de operacionalidade de 100% nestes 15 anos, sem nunca ter ficado um único turno inoperacional por falta de tripulação Médico/Enfermeiro”, poderá ler-se na nota publicada no Facebook oficial da instituição.

"A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar constituído por uma equipa de médicos e enfermeiros com formação específica em assistência pré-hospitalar ministrada pelo INEM. Tem por objetivo o transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. Esta equipa, constituída por médico e enfermeiro, dispõe de equipamento para o Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico ou traumatológico, presta socorro no local de ocorrência e, caso se justifique, o transporte assistido das vítimas para o hospital. Apenas é acionada em situações cujos critérios assim o justifiquem, atuando na dependência direta do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), ou seja, é o este que define se há ou não necessidade da equipa se dirigir para o local da ocorrência.

A sua área de atuação assenta predominantemente nos concelhos de Guimarães, Fafe, Vizela, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto, operando também em áreas limítrofes de Felgueiras, Famalicão, Santo Tirso e Celorico de Basto.

Atua ainda em complementaridade às VMER de Famalicão, Braga, Barcelos, Vale do Sousa e Vila Real. Ao longo dos anos deu resposta a ocorrências das mais diversas áreas da mancha geográfica Gerês - Trofa e Barcelos - Ribeira de Pena/Vila Pouca de Aguiar."



Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2020