top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE.jpg
pub site.png
LOGO.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
pub site.png

Coletes Amarelos também vão estar em Fafe


O movimento dos coletes amarelos que esta sexta-feira promete paralisar o país, tem também presença em Fafe.

A Fafe TV apurou que vão concentrar-se junto ao Multiusos, dirigindo-se depois para a rotunda 25 de Abril, junto à BP.

Este movimento que se foi propagando através das redes sociais, define-se como pacífico, apartidário, sem fins lucrativos, de união e apoio a todos os grupos e indivíduos "que estejam insatisfeitos com os variados problemas de atualidade" do País. Esperam ainda que estes grupos estejam "dispostos a protestar até que os mesmos [problemas] estejam resolvidos".

Entre as reivindicações, contam-se a redução de taxas e impostos, como o IVA e o IRC, o "fim do imposto sobre produtos petrolíferos" (ISP) e "a redução para metade do IVA sobre combustíveis e gás natural".

O MCAP (movimento dos coletes amarelos de Portugal) pretende ainda a "redução das taxas sobre a eletricidade, com incidência sobre as taxas de audiovisual e de emissão de dióxido de carbono". Neste primeiro ponto, exigem também a "concessão de incentivos, fiscais e outros, para as micro e pequenas empresas poderem pagar, com a correspondente taxação às grandes empresas e multinacionais, com base na sua margem de lucro.

Num segundo ponto, o MCAP defende o aumento do salário mínimo nacional para os 700 euros, sendo que a solução apresentada para sustentar esse valor é um "corte nas pensões acima de 2 mil euros." Um novo corte nas pensões, desta vez nas "milionárias acima de 5 mil euros", como o movimento as apelida, é a sugestão dada para atingir outro objectivo: o aumento do valor do subsídio de emprego e do seu tempo de duração.

A alteração às pensões e reformas, o serviço nacional de saúde, o aumento do combate à corrupção, o acesso à habitação e o fim da especulação imobiliária, estão também entre as reivindicações.

De referir que na maioria dos concelhos do distrito de Braga o movimento vai ter presença, que vai convergir numa grande concentração junto à rotunda de Infias, em Braga.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page