Tem início este sábado, dia 26 de janeiro, a partir das 14h30, o Ciclo de Encontros FAFéDUCAÇÃO, uma iniciativa que pretende ser um espaço de discussão e partilha sobre os desafios e as possibilidades em torno do tema da Educação
Os Encontros FAFéDUCAÇÃO resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Fafe e o Projeto da Comunidade de Aprendizagem 7 Pétalas e têm como objetivo sensibilizar a comunidade para outras formas de educar. Assim, estes encontros são dirigidos ao público em geral, sob o prisma de que todos somos agentes ativos na nossa própria educação e na educação das crianças.
A organização pretende trazer a Fafe pessoas com experiência em diferentes formas de educar e ensinar, dando espaço para uma partilha de projetos, instituições e comunidades de aprendizagem nacionais e internacionais. Desta forma, os encontros procurarão promover a reflexão e a ação, potenciando um envolvimento de todos na mudança necessária ao atual paradigma da educação.
O primeiro encontro, subordinado ao tema “Educar com Inov ação”, será dinamizado por Nuno da Silva, conhecido ativista educacional, e tem como título “A escola e os 5 pilares da educação”: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser, aprender para a transformação pessoal e social. As crianças são bem-vindas dado que terão lugar sessões paralelas destinadas ao público mais jovem. Neste sábado José Mãozinhas e Daniela Phalempim dinamizarão oficinas de construção e sessões de yoga para crianças.
Pompeu Martins, Vereador da Educação do Município de Fafe, revela que “esta iniciativa procura explorar e partilhar encontros, conversas e oficinas vivenciais sobre Educação, com a presença de convidados locais, nacionais e internacionais com uma visão democrática e comunitária sobre a Educação, procurando desafiar os presentes a questionar a educação, valores e modelos educativos consentâneos com as necessidades e objetivos da escola atual.
O Ciclo de Encontros FAFéDUCAÇÃO conta com o apoio de várias instituições de referência na área da educação.
Recorde-se que os encontros têm periodicidade mensal e a participação nos mesmos é gratuita.
No próximo Sábado, a partir das 14h00 (30 minutos antes do inicio do evento), na Biblioteca Municipal, terá lugar uma apresentação do projeto à imprensa.
Comments