top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Alunos de Fafe vencem 7ª edição do European Money Quiz

Enzo Guimarães e Luís Miranda, da Escola Básica de Arões Santa Cristina, do Agrupamento de Escolas de Fafe, no distrito de Braga, foram os vencedores nacionais do concurso de literacia financeira - European Money Quiz – que em Portugal é promovido pela Associação Portuguesa de Bancos (APB).


Alunos de Fafe vão agora representar Portugal na final europeia em Bruxelas. (Fotografias: facebook / AE Fafe

Ambos os alunos, no 9o ano de escolaridade, vão agora representar Portugal na final Europeia, em Bruxelas, que acontecerá nos dias 18 e 19 de abril.

Na prova nacional, os alunos tiveram que responder a perguntas sobre taxas de juro, risco,

investimento, segurança online, tendo sido as questões de cálculo matemático aquelas onde revelaram maior dificuldade.

Este ano, o 2o lugar foi para o Agrupamento de Escolas de Pombal, tendo o Agrupamento de Escolas de Rio Tinto alcançado o 3o lugar do pódio.

A edição deste ano do European Money Quiz atingiu números recorde em Portugal. Mais de 60 escolas a nível nacional e mais de 5 mil alunos do 3o ciclo entraram na maior competição europeia de literacia financeira e puseram à prova os seus conhecimentos em áreas como o crédito, poupança, meios de pagamento, inflação, entre outros.

A Final Nacional, que juntou mais de 100 concorrentes, apurados em 60 escolas, pode ser revista no canal de Youtube da APB.

O Enzo e o Luís vão agora voar até Bruxelas para a finalíssima europeia, onde irão enfrentar os vencedores de outros 25 países e tentar trazer para Portugal o titulo de campeões europeus.

Criado pela Federação Bancária Europeia (EBF), em 2018, o EMQ é uma competição que pretende pôr à prova os conhecimentos de literacia financeira dos jovens europeus entre os 13 e os 15 anos. Pelo sétimo ano consecutivo, a APB, que é membro da EBF, associa-se a esta iniciativa que só em Portugal já colocou mais de 15 mil alunos a jogar o quiz.



bottom of page