top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Primeiros peregrinos percorreram a "Variante" do Cainho de Santiago que passa por Fafe

Texto e fotografia: Alberto Vilela


Com a presença dos primeiros peregrinos de Santiago, na Variante do Caminho de Torres ao Caminho da Geira, a passar por Fafe, foi celebrada uma missa no mosteiro da Nossa Senhora das Neves, presidida pelo pároco local, Sr. Padre José Carlos.

Antes do início do ato religioso, os peregrinos cumpriram a tradição de colocar a “Santinha” na cabeça para “tirar o diabo”, dentro do mosteiro e ao lado da “mão de Santiago”, existente no antigo altar mor do que foi a primitiva Capela, perante uma igreja repleta de fiéis surpresos e emocionados com a presença destes peregrinos de Santiago, das autoridades locais, Câmara municipal de Fafe e presidente da União de Freguesias.

Na homilia, proferida pelo senhor padre jesuíta José Carlos, referiu-se, este, à presença dos peregrinos, “salientando que na vida, queiramos ou não, estamos em constante peregrinação”, louvando e abençoando este novo caminho.

Referiu-se, também, à necessidade do bom acolhimento destes peregrinos que, de mochilas às costas, futuramente passarão por ali e que necessitarão de um Albergue para bem os acolher.

Depois da missa segue-se a apresentação pública da nova “Variante dos Caminhos de Santiago” pelo Sr. Professor Alberto Vilela, com a presença da representante do Município de Fafe, senhora vereadora Dra. Paula Nogueira, vice presidente da Direção Nacional da Associação Espaço Jacobeu – Confraria de Santiago; presidente da delegação de Braga da Associação Espaço Jacobeu, e Confrade da Achicofradia Universal Del Glorioso Apostol Santiago de Compostela; presidente da Confraria da Senhora das Neves- Alexandra Matias; presidente da União de Freguesias- José Adelino, e demais entidades públicas, privadas e religiosas presentes.

A senhora vereadora de Fafe, em representação do senhor Presidente da Câmara Municipal, manifestou total apoio em todas as vertentes necessárias do novo caminho de Santiago. Referiu que a investigação realizada tivera como incentivo uma conversa com o peregrino Alberto Vilela sobre os “Caminhos”.

Aceitou o desafio lançado pelo Sr. Luís Miguel Sampaio para que, no presente ano, a Comemoração Dia Nacional do Peregrino, fosse realizada, no próximo dia 13 de outubro, em Fafe.

No final da sessão foi oferecido pela confraria de Senhora Das Neves, a todos os presentes, um Porto de Honra

De anotar a coincidência da data deste evento coincidente com o dia 21 de abril de 1211. Neste dia celebra-se o aniversário da Catedral de Santiago. Foi precisamente nesta data que o arcebispo Pedro Muniz consagrou a Catedral Românica, com a presença do rei Alfonso IX, após a conclusão do projeto dirigido pelo Mestre Mateo.





Kommentare


bottom of page