top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
LOGO_FAFETV_escolhido (1)_page-0003.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
LOGO_FAFETV_escolhido (1)_page-0003.jpg
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Comunidade portuguesa em Paris acolhe exposição de Orlando Pompeu

No passado sábado (8 de outubro), no âmbito do lançamento da segunda edição do livro “Crónicas-Comunidades, Emigração e Lusofonia”, foi inaugurada na Pastelaria Belém, um espaço icónico da comunidade luso-francesa em Paris, uma exposição do mestre- pintor Orlando Pompeu dedicada à temática da emigração portuguesa.



A curadoria da exposição esteve a cargo do historiador e escritor Daniel Bastos, autor da obra e que tem divulgado os trabalhos do artista plástico junto da diáspora. Composta por mais de uma dezena de desenhos concebidos propositadamente para o livro, a exposição de Orlando Pompeu, um dos mais consagrados artistas plásticos portugueses da atualidade, está patente à comunidade luso-francesa durante os próximos meses.

No decurso da iniciativa cultural, que se encheu de membros da comunidade portuguesa em Paris, Daniel Bastos, que agradeceu a sensibilidade de Natália Martins, proprietária da Pastelaria Belém para a realização de uma exposição que honra e dignifica os emigrantes portugueses, justificou a ausência do mestre-pintor por compromissos de agenda. Assegurando o mesmo, que os desenhos expostos refletem um estilo pictórico singular, heterogéneo, criativo e contemporâneo.

Refira-se que Orlando Pompeu, detentor de uma obra que está representada em variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Austrália, Brasil, México, Dubai, Canadá, Itália, EUA e Japão, recebe no próximo dia 16 de outubro, em Paris, o Diploma de Membro e a Medalha de Bronze da Academia Francesa das Artes, Ciências e Letras.




ความคิดเห็น


bottom of page