As contas do Município de Fafe referentes ao ano de 2020 foram aprovados com a abstenção dos vereadores do movimento Fafe Sempre e do PSD.
Segundo refere a nota enviada à imprensa, as contas da Câmara refletem uma execução orçamental de 87,15%.
"O ano de 2020 foi um ano atípico, fortemente condicionado pela pandemia, pela reorganização dos serviços municipais e pela elaboração das demonstrações financeiras, pela primeira vez, de acordo o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP).
Apesar de todos estes desafios na gestão municipal, a Câmara de Fafe repetiu o bom desempenho, cumprindo o equilíbrio orçamental, com contas certas e equilibradas, fazendo uma boa poupança das receitas correntes que possibilitaram o reforço de investimento de capital.
As contas da Autarquia evidenciam a grande capacidade de cumprir com os compromissos de curto prazo, grande margem de endividamento e a inexistência de dívidas vencidas a fornecedores.
Os gastos com Educação, Saúde, Segurança e Ação Social, Habitação e Serviços Coletivos, Serviços Culturais, Recreativos e Religiosos, ou seja, com as Funções Sociais representam 64% das despesas da Autarquia.
De salientar, ainda, que o resultado líquido do exercício é positivo em meio milhão de euros."
Comentarios