Daniel Bastos homenageou emigração portuguesa em Nova Iorque
- Armando César

- há 2 horas
- 3 min de leitura
No final do mês de outubro, o historiador da diáspora Daniel Bastos apresentou em Nova Iorque, um dos estados mais populosos e importantes da América, o livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”.

A obra, concebida em parceria com o fotógrafo Luís Carvalhido, assente no levantamento dos Monumentos de Homenagem ao Emigrante, existentes em todos os distritos de Portugal continental, e regiões autónomas da Madeira e dos Açores, foi apresentada no dia 25 de outubro (sábado), na Portuguese Heritage Society, em Mineola. Uma sessão de apresentação que contou com a presença de muitos emigrantes e forças vivas da comunidade luso-americana, entre elas, o empresário Manuel Carvalho, presidente da Fundação Família Carvalho, o comendador Manuel Eduardo Vieira, o maior produtor mundial de batata-doce biológica, Crystal Fernandes, presidente da NYPALC - New York Portuguese American Leadership Council, Francisco Viveiros, presidente da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, e membros da Secção do Estados Unidos do Conselho das Comunidades Portuguesas.
Destaque-se que no decurso da sessão de apresentação em Mineola, onde cerca de 15% dos seus habitantes são emigrantes portugueses e lusodescendentes, o presidente da vila nova-iorquina, o luso-americano Paulo Pereira, atribuiu ao historiador fafense a Chave de Honra da cidade, enquanto homenagem simbólica pelo trabalho que Daniel Bastos “tem realizado ao longo dos últimos anos no campo da história da emigração portuguesa”.
Ainda na Região Metropolitana de Nova Iorque, mas já na cidade de Newark, no estado de Nova Jérsia, onde se concentra uma das mais conhecidas e numerosas comunidades luso-americanas. O investigador da emigração, apresentou no dia 29 de outubro (quarta- feira), no centenário Sport Club Português de Newark, o livro bilingue (português e inglês) com tradução de Paulo Teixeira, e que conta com prefácio do filósofo e escritor Onésimo Teotónio Almeida, Professor Emérito da Universidade Brown.

Uma sessão de apresentação que encheu também a Galeria ProVerbo de emigrantes e forças vivas da comunidade luso-americana, entre elas, Luís Sequeira, Cônsul-Geral de Portugal em Newark, o lusodescendente Michael Silva, vereador de Newark, José Carlos Adão, Adjunto da Coordenação do Ensino Português nos Estados Unidos da América – Camões, Maria Coutinho, presidente da Fundação Bernardino Coutinho, Jack Costa, presidente do Sport Club Português, e Ana e João Martins, dirigentes da ProVerbo - Secção Cultural do Sport Club Português.
Saliente-se que no decurso da sessão de apresentação em Newark, a cidade mais populosa do estado de Nova Jérsia e uma das principais cidades da Região Metropolitana de Nova Iorque, o vereador Michael Silva, em nome do Conselho Municipal de Newark, distinguiu o historiador da diáspora Daniel Bastos, com a entrega de um Certificado de Louvor, em reconhecimento do “firme compromisso com o apoio e a promoção do envolvimento das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”.
Refira-se que o livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”, realizado com o apoio institucional da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e da Sociedade de Geografia de Lisboa, constitui um convite a uma viagem pela memória da emigração portuguesa. Um itinerário, que ao percorrer todas as regiões de Portugal, onde existem mais de uma centena de monumentos, como bustos, estátuas ou memoriais dedicados ao Emigrante, evidencia as motivações subjacentes à partida e aos destinos, a celebração de figuras gradas das comunidades, a evocação contínua de uma espécie de sinónimo de Portugal, a saudade. Assumindo-se como uma história concisa e ilustrada da diáspora, a obra presta tributo aos milhões de emigrantes e lusodescendentes espalhados pelo mundo, que têm dado um contributo fundamental no desenvolvimento das suas terras de origem e de acolhimento.






.png)








Comentários