leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Armando César

Daniel Bastos novo livro no Porto sobre Gérald Bloncourt e o nascimento da democracia portuguesa.

Esta segunda-feira, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas foi apresentada, na capital do Norte, o livro “Gérald Bloncourt – Dias de Liberdade em Portugal”.



A obra, concebida e realizada pelo historiador fafense Daniel Bastos a partir do espólio fotográfico de Gérald Bloncourt, um dos grandes nomes da fotografia humanista recentemente falecido em Paris, e prefaciada pelo coronel Vasco Lourenço, presidente da Direção da Associação 25 de Abril, foi apresentada na FNAC – Santa Catarina no Porto.

No decurso da sessão, Tiago Barbosa Ribeiro, deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo do Porto que apresentou a obra, destacou o percurso historiográfico e de cidadania ativa trilhado pelo historiador Daniel Bastos. Referindo que este novo livro que reaviva as memórias de Abril é um valioso contributo para o entendimento das novas gerações sobre as conquistas da democracia portuguesa.

Refira-se que neste novo livro, realizado com o apoio da Associação 25 de Abril, Daniel Bastos revela uma parte pouco conhecida do espólio de Gérald Bloncourt, afamado fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa, mas que retratou também a explosão de liberdade que tomou conta do país após a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Através de imagens até aqui praticamente inéditas, o historiador cujo percurso tem sido alicerçado no seio da Lusofonia, aborda factos históricos que medeiam a Revolução dos Cravos e a celebração do Dia do Trabalhador na capital portuguesa. Designadamente, a chegada do histórico líder comunista Álvaro Cunhal ao Aeroporto de Lisboa, a emoção do reencontro de presos políticos e exilados com as suas famílias, o caráter pacífico e libertador da Revolução de Abril, e as celebrações efusivas do 1.º de Maio de 1974, a maior manifestação popular da história portuguesa.



No âmbito das comemorações do Dia de Portugal no Canadá, o historiador

fafense Daniel Bastos, apresenta no dia 22 de junho (sábado), às 10h00, na

Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto, o seu mais recente livro

“Gérald Bloncourt – Dias de Liberdade em Portugal”.


VACINAS SITE.jpg

Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2020