leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Redação

Dia Mundial da Proteção Civil: Aldeia de Mós é a primeira Aldeia Segura, Pessoas Seguras de Fafe.

Fafe comemorou esta sexta-feira, o Dia Mundial da Proteção Civil com a apresentação da primeira “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, na Aldeia de Mós, na União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído.

Este programa surgiu após os grandes incêndios de 2017 e destina-se a estabelecer medidas estruturais para a proteção de pessoas e bens. Com esse intuito, foram definidos um conjunto de medidas de autoproteção tendentes a limitar as suas consequências, promovendo a segurança e a salvaguarda de pessoas e bens materiais da Aldeia de Mós e dos seus habitantes quando afetado por um incêndio rural.

O programa tem como principais objetivos: criar nas freguesias a função de Oficial de Segurança, que tem como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e fazer ações de sensibilização junto da população. O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”pretende ainda sinalizar caminhos de evacuação nos aglomerados populacionais, definir locais de refúgio nas aldeias, sensibilizar populações para o que fazer em caso de incêndio e como evitar comportamentos de risco.

Durante o período da tarde, decorreu, uma Exposição de Meios e Equipamentos, Mass Training de Suporte Básico de Vida e Ações de Sensibilização, com a intervenção dos vários Agentes de Proteção Civil, na Escola EB2/3 de Stª. Cristina.

As comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil encerram no dia 12 de Março com a realização de um Exercício de Decisão para teste do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Recorde-se que esta é uma iniciativa do Município de Fafe através do Serviço Municipal de Proteção Civil e conta com a colaboração e participação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Fafe, GNR, GIPS, Instituto Nacional de Emergência Médica, Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, Cofafe, Unidade Local de Proteção Civil de Agrela e Serafão, União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído e da Escola EB 2/3 de Arões Stª Cristina.

Fotografia: Município de Fafe



VACINAS SITE.jpg

Direitos reservados. A publicação de conteúdos deste site, impressa ou online, sem autorização, está sujeita a sanções legais.

EMAIL: fafetvtemporeal@gmail.com

CONTACTO: 966301409  

Fafe Tv ©2020