top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Dia Mundial da Proteção Civil: Exposição de meios e equipamentos marca o inicio das comemorações

O Município de Fafe marcou a abertura das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil com uma exposição de meios e equipamentos na praça das Comunidades, nesta quarta-feira.

A abertura da iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, e dos Vereadores Raul Cunha e Palmira Dias.

Também esta quarta-feira foi apresentada a Unidade Local de Proteção Civil de Freitas e Vila Cova, a segunda a ser criada no Concelho.

Esta quinta-feira está prevista uma exposição e ação de sensibilização “Educação para o Risco”, na Escola Básica e Jardim de Infância de Serafão, e no dia seguinte, 3 de março, decorrerá uma Reunião Ordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil.

O sábado (4 de março) é dedicado ao Programa “Aldeia Segura-Pessoas Seguras”, com a implementação, na parte da manhã, do referido programa na Aldeia de Bastelo, União de Freguesias de Moreira do Rei e Várzea Cova, com a realização de uma sessão pública de apresentação, uma ação de sensibilização e um exercício prático de evacuação da aldeia. À tarde será realizada uma ação de sensibilização e um exercício prático de evacuação da Aldeia de Mós, União de Freguesias de Moreira do Rei e Várzea Cova.

O encerramento das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil acontece no dia 18 de março, às 10h00, com a realização de um Exercício no Heliporto Municipal de Fafe.



1 de março - Dia Internacional da Proteção Civil

O Dia Internacional da Proteção Civil foi instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e é celebrado anualmente a 1 de março, data em que entrou em vigor a Constituição da mencionada organização. Em Portugal, o Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro veio instituir o Dia da Proteção Civil.

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. A data visa também prestar tributo aos agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.


Fotografias: Município de Fafe

bottom of page