top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE.jpg
pub site.png
LOGO.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
pub site.png

Fafe celebra Dia Internacional das Cidades Educadoras

O Município de Fafe celebrou, hoje, o Dia Internacional das Cidades Educadoras com um conjunto de iniciativas sob o mote “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”.

Celebrado a 30 de Novembro, o Dia Internacional das Cidades Educadoras procura tornar visível o compromisso com a educação enquanto ferramenta política de transformação social. As Cidades Educadoras são cidades regidas pela inclusão e a igualdade de oportunidades, pela justiça social, pela equidade, pela diversidade.

As comemorações em Fafe tiveram início com o hastear da Bandeira Cidade Educadora nos Paços do Concelho. Na ocasião, a Academia de Música José Atalaya interpretou o Hino Nacional das Cidades Educadoras.

O Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, dirigiu-se às crianças, agradecendo o momento que proporcionaram “cantaram que a nossa cidade é uma cidade de pessoas livres, de pessoas solidárias, que não deixa ninguém para trás. Isso não pode ser o papel só de uma pessoa, é algo que nos toca a todos. Portanto, contamos com a vossa ajuda para construirmos uma cidade e um mundo melhor para todos.”

Durante o dia, em várias escolas do concelho, estão a decorrer sessões de sensibilização “O que é uma Cidade Educadora”. Já no Teatro Cinema, os alunos do pré-escolar e do básico, tiveram oportunidade de assistir à peça “Viagem à Terra Prometida” .

Nas redes sociais do Município, foi divulgado um vídeo de relato sobre uma história de sucesso de reintegração profissional, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Fafe /Centro Qualifica, e outro onde se podia assistir a diversas reflexões da população sénior relativamente aos Princípios das Cidades Educadoras.

Pompeu Martins, Vereador da Educação do Município de Fafe, explica que “o concelho de Fafe integra a Rede de Cidades Educadoras, assumindo o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, assegurando que este direito possa efetivar-se sem discriminação, não deixando ninguém para trás,e reforçando o importante trabalho educativo exercido por escolas e famílias.”

Em todas as ações e políticas promovidas pelo Município, o Direito à Educação é tido como promotor do desenvolvimento humano, social e económico das pessoas e das comunidades e como elemento fundamental para atingir um desenvolvimento sustentável, uma cidadania ativa e uma paz duradoura.”


Texto e fotografias: Município de Fafe


Posts recentes

Ver tudo

A vila de Arões S. Romão já tem um núcleo da Fraternidade Nuno Álvares, FNA, movimento ligado aos escuteiros. A cerimónia de apresentação aconteceu no passado dia 19 de novembro, no final da eucaristi

bottom of page