top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE.jpg
pub site.png
LOGO.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
pub site.png

Fafe já acolhe refugiados ucranianos


Fafe está a receber e acolher famílias ucranianas. Já se encontram instaladas, na freguesia de Medelo, 4 pessoas, tendo os serviços do Município reunido com a família, apoiados por tradutora para que o apoio a prestar seja bem conjugado com toda a oferta instalada e serviços públicos, procurando dar resposta às necessidades das pessoas.

Os serviços de Ação Social do Município estão em contacto permanente com a rede local de residenciais e hotéis, aferindo capacidade de acolhimento, estando, neste momento, disponíveis 10 quartos (alguns de tipologia familiar).

Numa outra frente de trabalho, o Município está a apoiar a Santa casa da Misericórdia tendo em vista o acolhimento de 30 pessoas. O Município, assegura apoio logístico e articulação com serviços de saúde, educação e emprego.

O Município de Fafe fará o transporte destas 30 pessoas, no próximo sábado, a partir de Lisboa.

Toda a ação humanitária em curso inscreve-se no âmbito da CIM do Ave (Comunidade Intermunicipal do Ave), tendo-se adotado o plano de apoio numa perspetiva conjunta.

A posição concertada e desenvolvida à escala regional, agregando, na na provisão de ajuda humanitária em curso, a ação dos 8 municípios da região, e esforços da sociedade civil, entidades públicas e privadas, bem como dos cidadãos.

Diversas ações estão no terreno e articulam diferentes interlocutores, tais como serviços municipais (ação social, gabinetes de desenvolvimento económico, educação, proteção civil), juntas de freguesia, a comunidade ucraniana residente na região e em cada um dos municípios, agrupamentos de escolas, IEFP, organizações de saúde pública, Centros Locais de Apoio à Integração de Migrante (CLAIM) e organizações da sociedade civil.

Está identificada e instalada uma rede de solidariedade que envolve disponibilização de alojamento (desde famílias de acolhimento, casas, apartamentos e quartos de particulares e entidades de serviço social). O próprio Município assegurou a disponibilidade de apartamentos de sua propriedade para corresponder às solicitações.

O Município de Fafe tem colocado toda a sua disponibilidade de meios e recursos para, neste quadro de cooperação concertada no âmbito da CIM do Ave, reforçar a capacidade de resposta regional, sem descurar o apoio a conceder localmente. Aliás, Fafe foi dos primeiros municípios a reunir com os cidadãos ucranianos residentes no concelho, com quem se estabeleceram as primeiras linhas de ação e resposta.

Está, assim, o Município disponível para acolher refugiados e, no quadro do circuito formal estruturado ao nível da CIM do Ave. Estão devidamente identificadas, e asseguradas, todas as ofertas de alojamento, integração escolar e emprego para que, numa necessidade imediata, seja possível conceder resposta digna a quem procura fugir da guerra e encontrar alguma paz e acolhimento dignos.

Aos apelos lançados nos últimos dias os fafenses corresponderam de forma extraordinariamente generosa. Nos dois pontos de recolha existentes – Cruz Vermelha (núcleo de Fafe) e COOPFafe – têm sido reunidos bens, parte dos quais já foram encaminhados para transporte rumo à Ucrânia. Este trabalho prossegue, sob monitorização diária, para que o acompanhamento e a facilitação tornem todo o plano o mais eficiente possível.

Numa outra frente de serviço e apoio humanitário, e para além da identificação das disponibilidades de alojamento, alimentação, meios de subsistência e famílias de acolhimento, estão a ser articulados esforços de apoio social mais transversais (incluindo criação de plataforma digital para obtenção de informações, tradução, apoio na saúde, entre outros).

Texto e fotografia: Minicipio de Fafe



Posts recentes

Ver tudo

A vila de Arões S. Romão já tem um núcleo da Fraternidade Nuno Álvares, FNA, movimento ligado aos escuteiros. A cerimónia de apresentação aconteceu no passado dia 19 de novembro, no final da eucaristi

bottom of page