A fafense Renata Barbosa venceu o prémio das XV jornadas do Colégio da Especialidade em Farmácia Hospitalar com um trabalho de investigação na área da Segurança do Medicamento.
Esta farmacêutica do Centro Hospitalar Universitário São João efetuou uma investigação intitulada ‘Segurança do Doente e Erros de Medicação: Intervenção Farmacêutica Educacional’.
Em declarações prestadas à comunicação do hospital de S. João, Renata Barbosa "“esta investigação pretendeu sustentar a necessidade da intervenção farmacêutica educacional para a prevenção de EM e aumentar a segurança do medicamento a nível hospitalar, bem como planear conteúdos de formação dirigida a profissionais de saúde, com posterior auscultação aos formandos. Pretendeu-se ainda fazer o paralelismo com a informação publicada sobre este tipo de intervenção e avaliar a contribuição destas ações para o cumprimento do Plano Nacional da Segurança do Doente 2021-2026”.
A fafense sustentou que o “crescente interesse da autora na área da Segurança do Medicamento aquando da preparação da formação interna dos profissionais de saúde da instituição e da sua integração como membro do Special Interest Group focused on Eliminating Avoidable Harm, da European Association of Hospital Pharmacists (EAHP)”.
Fonte e fotografia: Hospital de S. João
Comments