top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
Novo-logo-da-DS.jpg
logo faftir site.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
atelier logo.png
pub site.png
358076610_576253454714813_52943724004093

Feiras Francas decorrem de 13 a 17 de maio no Parque da Cidade de Fafe

Toy, Jorge Guerreiro, Rosinha e Cláudia Pascoal são destaques de um programa onde não faltarão fado, folclore, DJs, a ExpoRural e as tradicionais chega de bois e corrida de cavalos a passo-travado



A edição 2023 das Feiras Francas acontece de 13 a 17 de maio no Parque da Cidade e será marcada por um programa preenchido e do qual se destaca a presença dos cantores Toy, Jorge Guerreiro, Rosinha, Cláudia Pascoal e a atuação do DJ Wilson Honrado. O cartaz conta ainda com DJs, fado, festival de folclore, animação de rua, cenas da vida rural, jogos tradicionais, concurso pecuário, chega de bois e corrida de cavalos, com uma programação popular e festiva, de relação à ruralidade e tradições locais, mas que não esquece os mais jovens a quem são dedicados muitos dos momentos noturnos.



O evento arranca no sábado, 13 de maio, com a abertura da Feira das Coisas na Praça 25 de abril, onde também acontecerá o habitual Mercado Bio. Esta mudança é motivada pelo facto de a Praça das Comunidades acolher as equipas e organização do Rali de Portugal (WRC) que se realiza no dia 14 de maio em Fafe. Da parte da tarde, será inaugurada a Expo Rural (15h00), seguindo-se momentos de animação a cargo dos Bombos da CERCIFAF, um desfile e o Festival de Folclore com atuação dos grupos Rancho Folclórico de Fafe, Rancho Folclórico de Santo Estevão de Regadas, Rancho Folclórico Cultural e Recreativo de São Miguel do Monte, Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cepães. Decorrerá ainda a atuação dos Caretos (Cepães) e em paralelo a realização de jogos tradicionais. O dia termina com a atuação da cantora Cláudia Pascoal no palco principal do Parque da Cidade, às 22h00, seguida da atuação dos DJ's Ricardo Mendez, SoundProfile, Jimmy B2B Rui Lopes.



O programa de domingo conta com animação de bombos da parte da manhã. A tarde reserva as atuações da Banda de Revelhe e da Banda de Golães, no palco da Arcada, seguida do desfile "A Vaca e as Cordas" (Cepães), entre a Praça 25 de Abril e o Recinto da Expo Rural. Às 19h00, haverá uma atuação de fado «vadio e taberneiro» com fadistas fafenses na Tenda dos Petiscos. Às 21h30, o popular cantor Jorge Guerreiro atuará no palco principal, seguindo-se o concerto da banda AM Show.



A manhã de segunda-feira, 15 de maio, terá um cariz didático com a promoção de visitas de escolas e centros de dia à ExpoRural. Ao longo da tarde, um conjunto de diferentes coletividades atuará no palco da Tenda dos Petiscos e recinto da Expo Rural, seguindo-se a atuação do Grupo Nova Geração às 19h00. O cantor Toy sobe ao palco principal às 22h00. Após este concerto atua o DJ Wilson Honrado, seguindo-se pela noite dentro os DJ's Pedro Tabuada e Kris Rod.



Na terça-feira, 16 de maio, feriado municipal de Fafe, o programa arranca com a realização da Feira de Gado Cavalar no Parque da Cidade, a partir das 9h00. Os Caretos (Cepães) animarão a cidade durante a manhã e o início da tarde, até à hora em que acontecerá a Chega de Bois, que terá lugar no Parque da Cidade, a partir das16h30. Ao fim de tarde, inicia-se um programa musical com a atuação do grupo "Ases D'Ouro", às 18h00, e um concerto da cantora Rosinha, no palco principal, às 21h30. O dia encerra com o lançamento de fogo de artifício, na Torre do Relógio, às 23h00.



No último dia das Feiras Francas, terça-feira, 17 de maio, realiza-se o Concurso Pecuário (9h00) que decorrerá no Parque da Cidade, estando prevista a entrega dos prémios da competição pelas 11h45, junto à Câmara Municipal de Fafe. A tarde será marcada pela tradicional Corrida de Cavalos a passo-travado, que arranca às 15h00 na Rua Angelo Medon e se prevê terminar às 18h30 com a entrega de prémios junto à Avenida 5 de Outubro logo a seguir.



A organização do evento está a cargo do Município de Fafe que conta com o apoio de diversas entidades, nomeadamente a Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Fafe (COFafe) que tem a seu cargo a organização de todo o programa relacionado com a atividade agropecuária, exposição e atividade rural presentes na iniciativa.


Comments


bottom of page