leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Armando César

Historiador Artur Coimbra apresenta obra sobre Paiva Couceiro

A obra historiográfica "Paiva Couceiro e a Contra-revolução monárquica (1910-1919). Das Incursões à Monarquia do Norte", de Artur Ferreira Coimbra, editada pela Labirinto, vai finalmente ser apresentada em Fafe.

Acontecerá na Sala Manoel de Oliveira, na noite de 5 de Novembro, e será apresentada pelo Professor Doutor Norberto Cunha (catedrático aposentado da Universidade do Minho), autor do extenso prefácio que enriquece a obra, a qual se baseia na dissertação de Mestrado em História das Instituições e da Cultura Moderna e Contemporânea apresentada pelo autor à Universidade do Minho, há duas décadas e que foi justamente orientada por aquele emérito historiador.

O livro, que inclui a mais recente bibliografia sobre o tema, é um contributo fundamental para o conhecimento da contra-revolução monárquica na segunda década do século XX e designadamente a acção armada de Paiva Couceiro contra a Primeira República.

A obra, com mais de 400 páginas, integra ainda um capítulo final dedicado ao impacto da contra-revolução monárquica em Fafe no mesmo período, em especial nas incursões de 1912 e na Monarquia do Norte, em 1919, em que as repercussões foram aqui mais significativas.

"Paiva Couceiro e a Contra-revolução monárquica (1910-1919)” valeu há poucos dias ao historiador fafense o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe para o género "Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional", para obras publicadas nos anos de 2019 e 2020.

A entrada é livre, sujeita ao uso de máscara, nos termos das determinações das autoridades sanitárias.