top of page
leclerc.jpg
IEES.png
LOGO ERA SITE_edited.jpg
pub site.png
pub site.png
FAFETV-206X105.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
Image2.jpg
358076610_576253454714813_52943724004093
4MAT LOGO.jpg
WhatsApp Image 2024-06-26 at 11_edited.j

Jornalista Joaquim Vieira apresenta em Fafe obra sobre os 50 anos de Abril

O conhecido jornalista Joaquim Vieira desloca-se a esta cidade para apresentar o seu mais recente livro, O que fizemos da nossa liberdade? 50 anos de democracia em Portugal, na próxima sexta-feira, no salão nobre do Teatro-Cinema, a partir das 18h30, com entrada livre.


A iniciativa insere-se no âmbito da quinta edição do curso livre de História Local, promovido pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe, e conta com o apoio do Município de Fafe e da Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.


Joaquim Vieira (n. 1951), jornalista, ensaísta e documentarista, esteve na direção do Expresso, RTP e Grande Reportagem e foi provedor do leitor do jornal Público.


É autor de diversos livros dedicados à análise do país contemporâneo, tendo assinado Portugal Século XX – Crónica em Imagens (10 volumes) e dirigiu uma coleção de fotobiografias de figuras do século XX, tendo escrito os volumes relativos a Almada Negreiros, Salazar e Marcelo Caetano. Escreveu, entre outros, Mário Soares – Uma Vida; Álvaro Cunhal – O Homem e o Mito; José Saramago – Rota de Vida; e História Libidinosa de Portugal; e, em coautoria, Os Meus 35 Anos com Salazar; República em Portugal! – O 5 de Outubro Visto pela Imprensa Internacional; Nas Bocas do Mundo – O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional e Caso Sócrates – O Julgamento do Regime. O seu último documentário é Música de Graça, sobre Fernando Lopes-Graça, tendo antes realizado Insubmissa, sobre Natália Correia, entre mais de uma dezena.


As eleições de 10 de março de 2024, quase coincidindo com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, têm sido vistas como o encerramento de um ciclo de meio século da recente história de Portugal. Vale, por isso, a pena olhar com atenção para este período em que os Portugueses viveram, pela primeira vez, em plena liberdade, e fazer um balanço necessário, se não urgente, para se perceber como chegámos até aqui.


Joaquim Vieira enumera o que de mais significativo aconteceu em democracia até hoje nas diversas áreas da vida pública nacional, assim como os principais protagonistas e as tendências que se foram desenhando.


O que fizemos da nossa liberdade? 50 anos de democracia em Portugal é um livro fundamental para compreender as escolhas de um país na confluência de movimentos globais de polarização com sentimentos internos de desilusão e desesperança.




Comments


bottom of page