leclerc.jpg
iesfafe-01.jpg
Image1.jpg
LOGO ERA SITE.jpg
LOGO ACR SITE.jpg
LOGO SITE.png
municipio%20frafe%2008_edited.jpg
logo_Hermotor Quadrado preto.png
VACINAS SITE.jpg
INTERMARCHE LOGO SITE.jpg
Logo JP 2020.jpg
logo faftir site.jpg
  • Armando César

Março é mês do livro, da leitura e da poesia na Biblioteca Municipal de Fafe

A Biblioteca Municipal de Fafe apresenta um programa abrangente de atividades para o mês de março, assinalando, com iniciativas para todas as idades, diferentes efemérides e personalidades. O programa pretende afirmar a aposta do Município na promoção do livro, da escrita e dos hábitos de leitura, num esforço que procura retomar a relação com os leitores de Fafe, seriamente perturbada pela pandemia.

Nos dias 3 e 8 de março realiza-se a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura - com duas provas, uma escrita e uma oral.

No dia 4 de março, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Fafe, acolhe e sessão de apresentação do livro "A Missão das Cidades no combate às alterações climáticas: A Governança Multinível para o êxito da Saúde Planetária", da autoria de Jorge Cristino. A apresentação contará com a intervenção da Professora Maria do Céu Pinto Arena, da Universidade do Minho. Esta obra, com o prefácio de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática e com o Posfácio de Francisco Ferreira, Professor da FCT-NOVA e Presidente da ZERO, pela sua pertinência, contou com os endossos de João Ferrão, Miguel Bastos Araújo, Helena Freitas e Mohan Munasinghe (Prémio Nobel da Paz, 2007).

No dia 8 de março, assinalando o Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca apresenta a rubrica “Celebrar Agustina e Saramago” com uma exposição alusiva à obra de Agustina Bessa- Luís. As mulheres que participem nesta iniciativa, receberão marcadores de livros com citações retiradas da obra. O Dia da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas, comemorado a 11 de março, também está integrado no programa de atividades da Biblioteca Municipal, que promoverá a criação de um conto iniciado por “Era uma vez uma biblioteca pública…”. Recorde-se que entre 1986 e 1987 foram publicados os dois documentos fundadores do projeto da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, cujo trabalho alterou determinantemente o panorama das bibliotecas em Portugal. A terminar o mês, no dia 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Poesia e serão desenvolvidas duas atividades. A rubrica “Celebrar Agustina e Saramago” será novamente realizada, mas desta vez, com a criação de um estendal de poemas da obra na Arcada. Já a rubrica denominada “Sorrisos entre letras”, contará com a participação de seniores dos Centros de Convívio que vão declamar poemas. Posteriormente, essas leituras serão exibidas no átrio da biblioteca e publicadas na página oficial do Município no Facebook. Quanto à atividade “Hora do conto: quem conta um conto…” será realizada todas as quintas-feiras de março e consiste na seleção e leitura de histórias adequadas a cada grupo etário, abordando assuntos do contexto escolar. Um momento fundamental para a promoção do livro e da leitura aos mais novos, nomeadamente aos alunos da creche, pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Em complemento, e todas as terças-feiras do mês serão realizados os ateliês de Expressão. Este programa tem como objetivo o desenvolvimento das competências artísticas das crianças em consonância com as temáticas abordadas na hora do conto através de quatro dimensões das expressões artísticas: plástica, dramática, motora e musical. As sessões da Hora do Conto e os ateliês de Expressão estão sujeitos a marcação que é realizada na Biblioteca Municipal de Fafe mediante a disponibilidade da agenda. Estas duas atividades serão desenvolvidas em grupos e estarão suscetíveis a alterações mediante a evolução pandémica e às regras impostas pela DGS.